JIFS

Reitoria sedia reunião para tratar dos Jogos dos Institutos Federais

Além dos diversos assuntos em pauta, a equipe do encontro visitou instalações dos campi

Publicada em 29/05/2018 Atualizada há 1 ano

Coordenadores visitaram campi

Entre os dias 24 e 25 de maio, aconteceu na Reitoria do IFRN um encontro com os coordenadores técnicos das delegações dos Institutos Federais de todo o Nordeste; a reunião teve o objetivo de organizar e debater detalhes da edição 2018 dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs). As disputas, que acontecerão entre os dias 03 e 08 de setembro, terão espaço nos campi, Natal-Central, Natal Zona Norte e Parnamirim. Os jogos, no IFRN, recebem apoio e suporte da Diretoria de Atividades Estudantis (Digae).

Debates

Os assuntos abordados foram variados, entre eles a apresentação do sistema de inscrição dos atletas, logotipo, recursos financeiros e sistema de saúde – que vai ser semelhante ao ano passado com escala de um profissional por IF para evitar sobrecarga. Segundo o professor Dário Maia, que coordena a edição deste ano, a preocupação em buscar soluções para favorecer a participação tanto dos professores, quanto dos alunos-atletas esteve presente durante todo o acontecimento. Foi feita também uma visita técnica pelos campi que vão acolher o evento, para que fosse feita uma análise de infraestrutura.

Prós e contras

As dificuldades apontadas ficaram por parte da logística de tráfego dos atletas: “os locais de competição serem diferentes podem atrapalhar o deslocamento dos professores e alunos”, afirmou Dário. A expectativa do grupo é a de ir resolvendo as dificuldades aos poucos - situações como a organização do evento na parte da secretaria, coordenadores das modalidades e assuntos técnicos - para alcançar os melhores resultados possíveis.

JIFs

Os Jogos dos Institutos Federais fazem parte do sistema desportivo da Rede Federal, que engloba desde os jogos intercampi, realizado nas unidades de ensino, com etapas por polos e por Instituto, até a etapa final nacional - onde se encontrarão os campeões de cada região do país. O objetivo é fomentar a prática de atividade física na vida do estudante como promotora da qualidade de vida e saúde, assim como promover por meio do esporte, o desenvolvimento de diversos atributos afetivos e sociais.

Em 2017 o evento foi organizado pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE), tendo sido realizado no Centro de Formação Olímpica (CFO). Segundo Kleber Ribeiro, coordenador geral da edição passada, a importância de reuniões como a que houve na reitoria abrange questões fundamentais: “Esse encontro preparatório é importante para a exposição do planejamento local para o evento e para definição de algumas questões fundamentais, como formato do sistema de hospedagem, alimentação, transporte e das questões técnicas, como pré-programação”, disse Kleber. Quando perguntado sobre as expectativas para a edição deste ano em Natal, ele diz que tendo como referência os outros eventos realizados pelo IFRN e a infraestrutura do instituto no estado, a edição 2018 não deixará nada a desejar.