PROEX

Reitoria sedia I Encontro de Extensão 2016

Evento acontece até a próxima quarta-feira (4)

Publicada em 02/05/2016 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Abertura do Encontro contou com a presença do Reitor do IFRN, prof. Wyllys Tabosa

A Pró-Reitoria de Extensão realiza entre os dias 2 e 4 de maio, na Sala de Atos da Reitoria, o I Encontro de Extensão 2016. O evento reúne servidores lotados na Reitoria e coordenadores de extensão de praticamente todos os campi do IFRN, muitos dos quais assumiram a função recentemente. Além de apresentar as ações planejadas para este ano, o Encontro traz em sua pauta temas como as políticas de extensão presentes no PDI, as diretrizes de alinhamento às políticas nacionais, a programação da Secitex, entre outros.

As diretrizes da Pro-Reitoria de Extensão para 2016 buscam fortalecer a política de extensão através de ações e projetos que articulem o saber fazer acadêmico do campus com a realidade socioeconômica e cultural da região, contribuindo com a integração do IFRN com a sociedade. Buscam também fortalecer a integração do IFRN com o mundo do trabalho, aproximando a Instituição com o setor produtivo, visando a captação de estágios para alunos, inserção de egressos no mercado e retroalimentação do processo ensino-aprendizagem.

“Como atividades práticas, pretendemos atualizar as normativas e elaborar uma nova proposta de regulamentação das atividades de extensão para submetermos a análise do Consepex e, posteriormente, do Consup. Também vamos realizar um treinamento nos módulos de extensão, que envolvem projetos, convênios e prática profissional, que devem ser geridos pelas coordenações nos campi”, afirma Régia Lúcia Lopes - Pró-Reitora de Extensão.

A abertura do evento contou com a presença do Reitor do IFRN – Wyllys Abel Farkatt Tabosa, que destacou a importância de aprimorar os critérios de publicação de editais e, sobretudo, promover uma melhoria na perspectiva de captação de recursos que complementem as ações de extensão dos campi. Também estiveram presentes os pró-reitores de Ensino e Pesquisa, Agamenon Tavares e Márcio Azevedo, respectivamente.

Ainda de acordo com a professora Régia Lopes, “tendo em vista o princípio da indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão, a presença dos pró-reitores é importante para que possamos estreitar os laços e pensarmos nossas ações conjuntamente. Sendo assim, podemos promover melhorias significativas nos processos de ensino e aprendizagem, colaborando efetivamente para a formação profissional e tecnológica de estudantes e professores, e fortalecer os atos de aprender, de ensinar e de formar profissionais cidadãos”.

extensao
pesquisa