Digae & Coass
Reitoria realizará evento sobre saúde mental no ambiente escolar
Encontro vai acontecer entre 9 e 11 de dezembro
Publicada por Giovanna Alves em 04/12/2024 ― Atualizada há 6 dias, 11 horas
Organizado pela Diretoria de Gestão de Atividades Estudantis (Digae) e pela Coordenação de Atenção à Saúde do Servidor (Coass), entre 9 e 11 de dezembro, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) realizará o evento "Saúde Mental no Ambiente Escolar: um compromisso coletivo para o bem-estar no IFRN".
Com programação híbrida, as pessoas interessadas têm até o dia 8 de dezembro para se inscrever nas atividades do dia 9/12, através do Suap. A ação tem como foco sensibilizar e engajar a comunidade acadêmica sobre a importância da saúde mental na escola e será realizado no Auditório da Reitoria, com transmissão ao vivo, através do canal oficial do IFRN no Youtube.
Programação
No dia 9, a programação vai começar com uma mesa-redonda sobre "Saúde mental na escola: prevenção e suporte", onde profissionais e pessoas convidadas trocarão experiências e debaterão como o cuidado com a saúde mental é uma responsabilidade compartilhada. À tarde, a psicóloga Milla Marinho vai lançar o projeto "Saúde Mental no Ambiente Escolar", que busca fomentar um olhar coletivo sobre o bem-estar psicológico no IFRN. O evento será transmitido pelo canal da instituição no YouTube.
Nos dias 10 e 11 de dezembro, o evento continuará com uma programação voltada a encontros específicos de cada área, como Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Serviço Social. Serão realizadas oficinas para capacitar os profissionais na produção de atividades educativas alinhadas à Política de Saúde Estudantil do IFRN, conduzidas por especialistas como as enfermeiras Ideíze Barros e Sara Araújo e a odontóloga Janmille Valdivino.
Importância da iniciativa para a comunidade escolar
O projeto "Saúde Mental na Escola" é uma resposta oportuna aos desafios que estudantes e servidores enfrentam no contexto educacional. Em um ambiente que deve ser acolhedor e propício ao aprendizado, a saúde mental torna-se um pilar essencial para o desenvolvimento integral.
Para Matheus Silva Pereira, integrante da equipe de apoio ao projeto, o caminho é claro: “A saúde mental na escola é uma construção coletiva, e este projeto é um importante passo nessa direção. Vamos avançar juntos, promovendo um ambiente onde cada servidor e aluno se sinta ouvido, apoiado e valorizado".
Acesse:
- Palavras-chave:
- Digae Coass Evento Saúde mental