Reitoria presta homenagem ao professor Belchior de Oliveira Rocha

Evento começou com café da manhã, também comemorativo aos 110 anos do Instituto

Publicada em 23/09/2019 Atualizada há 1 ano

Belchior Rocha, Reitor do IFRN de 2008 a 2016, recebe placa de homenagem do atual Reitor, Wyllys Farkatt. Foto: Alberto Medeiros

Servidores da Reitoria e de alguns campi do IFRN reuniram-se na manhã desta segunda (23) para celebrar os 110 anos da Instituição e homenagear o professor Belchior Rocha, primeiro reitor do Instituto, que acaba de se aposentar. Na programação, um café da manhã e uma cerimônia no auditório, que envolveu depoimentos em vídeo e apresentações musicais.

Com pouco mais de 37 anos de trabalho no IFRN, o professor Belchior começou com docente na área de Eletroeletrônica. Como gestor, na então Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte (ETFRN) e Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (Cefet-RN), ele exerceu cargos com diretor de Ensino e diretor-geral. Quando a instituição mudou de nome para IFRN - realizando suas fases de expansão - Belchior assumiu o cargo de reitor, que exerceu por oito anos. Ao se aposentar, ele ocupava a função de ouvidor na Reitoria do Instituto.

Homenagem

Falando sobre sentimentos como gratidão, amizade, fé, confiança, honestidade, coragem e companheirismo, colegas de trabalho, ex-alunos, amigos e familiares relembram histórias sobre a relação de vida e sobre a admiração pela carreira de Belchior e por sua postura como gestor. Além das falas gravadas em vídeo, durante a homenagem alguns servidores subiram ao palco do auditório para felicitar o professor.

Entre aqueles que saudaram Belchior em vídeo estavam a atual governadora do Rio Grande do Norte, a também professora Fátima Bezerra, e o secretário de Educação do estado, Getúlio Marques, que foi servidor do IFRN, além de seu filho, Matheus Rocha, e do atual reitor do IFRN, professor Wyllys Tabosa. Ao palco subiram o chefe da Procuradoria Federal junto à Instituição, Thiago Nóbrega, o pró-reitor de Administração do IFRN, Juscelino Cardoso, e a professora Nadir Skeete, que destacou a relação de Belchior com a fé e a religiosidade. Belchior ainda recebeu flores, uma placa de homenagem e uma bandeira do IFRN personalizada.

Apresentações

Durante toda a cerimônia, alunas do professor Valdier Ribeiro, que ministra, no Campus Natal Central um curso de Formação Inicial e Continuada na área musical, cantaram e tocaram músicas de Luiz Gonzaga, referencial afetivo do homenageado. A apresentação musical ainda contou com a presença do professor Alanderson Ferreira, servidor do Instituto Federal do Sertão Pernambucano.

Em sua fala, Belchior lembrou momentos importantes de sua trajetória, falou de momentos emocionantes que viveu, como a inauguração do Campus João Câmara, na região do Mato Grande, onde nasceu, e agradeceu às homenagens: “Agradeço primeiramente a Deus as oportunidades que tive, principalmente a de ser professor, a maior realização da minha vida. Sou grato por ter sido aqui, nesta casa de educação, que me realizei na minha profissão. Dos 110 anos que o IFRN comemora hoje, muitos eu pude compartilhar, tanto como professor, como gestor, quanto como aluno”.

servidores