Reitoria e campi realizam primeira semana de Diálogos IFRN

Gestores dialogam com servidores e estudantes sobre questões administrativas e do ensino

Publicada em 30/07/2021 Atualizada há 1 ano

Promovidos pela Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Prodes/IFRN), o Diálogos IFRN terminou a sua primeira semana nesta sexta-feira (30), no Campus Pau dos Ferros. Com início no dia 26 de julho, no Campus Santa Cruz, o evento passou também pelos campi Parelhas, Currais Novos, Caicó e Jucurutu, Ipanguaçu, Mossoró e Apodi.

Os Diálogos acontecem através da Plataforma Microsoft Teams, serviço disponibilizado pela Diretoria de Gestão em Tecnologia da Informação (DIGTI/IFRN), com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube IFRN Oficial. Parte da equipe gestora da Reitoria se reúne presencialmente com parte da equipe gestora do campus, com reuniões presididas pelo reitor José Arnóbio e pela diretora ou diretor-geral. "O objetivo é estabelecer o diálogo entre a comunidade acadêmica, com espaços de escuta, sobre as questões de gestão administrativas e acadêmicas", explicou a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Antônia Silva.

A reunião tem início com a fala da diretora ou do diretor-geral do campus e, em seguida, do reitor José Arnóbio. Além de fazer uma apresentação sobre as ações mais importantes de cada pró-reitoria ou diretoria sistêmica nesses primeiros oito meses de sua gestão, o reitor vem destacando a importância de acompanhar a tramitação do Projeto de Lei 1453/2021. "Esse projeto pode acarretar a quebra do princípio da gestão democrática nos Institutos Federais, pois propõe que não sejam mais realizadas eleições para diretores-gerais de campi, além de querer impor a lista tríplice para reitor. Precisamos defender o princípio democrático de nossas instituições".

Durante os Diálogos IFRN realizados até agora, os temas mais abordados foram o retorno híbrido/presencial às aulas, a reestruturação da Pró-Reitoria de Administração (Proad/IFRN), os serviços digitais como apoio ao ensino e a necessidade de ampliar as divulgações institucionais. Sobre o retorno híbrido presencial das aulas, a diretora pedagógica do IFRN, Amélia Reis, representando a Pró-Reitoria de Ensino (Proen/IFRN), destacou que a comissão de diretrizes pedagógicas vêm discutindo com toda a comunidade a situação da pandemia, estabelecendo propostas de formatos para o retorno que serão votadas pelos conselhos competentes. O retorno híbrido poderá acontecer a partir de novembro de 2021, quando inicia o segundo semestre letivo, mas depende da situação da pandemia e dos encaminhamentos aprovados pelos conselhos.

Em relação à reestruturação da Proad/IFRN, o reitor José Arnóbio esclareceu que a proposta inicial trazida pela comissão responsável foi encaminhada de volta aos campi para que a comunidade possa avaliar e propor modificações. "A mudança aprovada será resultado dos debates entre os servidores que atuam na área e toda a administração. Estamos ainda construindo a proposição, buscando uma solução que atenda as necessidades administrativas e levem em consideração as realidades locais de cada campus", explicou.

Sobre os serviços digitais, o diretor de Gestão em Tecnologia da Informação, André Gustavo, explicou que é uma demanda que veio para ficar e mesmo após a pandemia continuará existindo. O diretor enfatizou que sua equipe vem estudando os cenários e possibilidades e que a ampliação dos serviços já ofertados através dos e-mails institucionais (acadêmico e escolar, liberados através do Suap) depende da existência de recursos orçamentários. Sobre as divulgações institucionais, a assessora de Comunicação Social e Eventos, Clara Bezerra, citou a implantação de núcleos especializados aos trabalhos da área e o projeto de Extensão Além dos Muros do IFRN, como ações para buscar a ampliação das divulgações.

No Diálogos IFRN - Reitoria e Campus Apodi, a professora Cristina Tapuya Moreno registrou através do YouTube IFRN Oficial: "essa pauta dos Diálogos é o princípio e marca de Democracia nos nossos Institutos e na vida de cada uma e cada um de nós". Os Diálogos recomeçam na segunda-feira (2), no Campus São Paulo do Potengi, e seguem até o dia 1º de setembro, no Campus Canguaretama. Confira o cronograma:

SEMANA II

SEGUNDA