internacional

Reitoria do IFRN recebe visita de professor da Universidad Tecnológica del Uruguay

Encontro é fruto da cooperação entre as duas instituições

Publicada em 18/11/2022 Atualizada há 1 ano

Da esquerda para a direita: Edmilson Campos, José Arnóbio, Matias Lopez, Girlene Moreira, Lucas Pereira e Tarso Latorraca (ambos da Cosinf).

A Reitoria do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) recebeu, na manhã desta sexta-feira (18), a visita do coordenador de Relações Internacionais da Universidad Tecnológica del Uruguay (Utec), professor Matias Lopez.

Realizada no Gabinete da Reitoria, o reitor do IFRN, professor José Arnóbio, recebeu o professor uruguaio, além da assessora de Acordos Internacionais em cooperação técnica, professora Girlene Moreira, e do diretor-geral do Campus Natal - Zona Norte, professor Edmilson Campos.

O assessor uruguaio está em solo potiguar para cumprir agenda sistêmica, fruto do Edital nº 7/2022 da Assessoria de Extensão e Relações Internacionais (Aseri), referente à mobilidade internacional de sete estudantes do IFRN à Utec.

O reitor José Arnóbio falou sobre a importância do ensino de espanhol nas escolas brasileiras: "A gente precisa fazer um trabalho da volta da Língua Espanhola em nossos currículos, pois somos o único país da América Latina que não fala espanhol". A professora Girlene Moreira destacou a presença do Curso Superior de Licenciatura em Letras Espanhol, ofertado pelo Campus Natal - Central, destacando ser o primeiro do Rio Grande do Norte, além de ter Conceito 5 no MEC.

Na oportunidade, também foi discutida a possibilidade de novas ações de parceria entre as duas instituições, oficializada em maio deste ano, sobretudo, na área da Pesquisa. Segundo o professor Matias Lopez, "a cooperação Sul-Sul é muito importante. A gente não pode fazer cooperação apenas com a Europa e com os Estados Unidos. Lá é diferente".

Arnóbio ainda realizou uma apresentação do Instituto, destacando ações de Ensino, Pesquisa e Inovação e Extensão, além de abordar ações exitosas de estudantes e egressos do IFRN. Foi apresentado, também, o Sistema Unificado de Administração Pública (Suap) e a emissão digital de certificados e diplomas. Para explicar como o módulo funciona, o reitor do IFRN assinou, eletronicamente, diplomas de alguns estudantes.

Foi discutida, então, a possibilidade de expandir o Suap para a instituição uruguaia. A Coordenação de Sistemas de Informação (Cosinf) compareceu à reunião para apresentar, detalhadamente, a funcionalidade do Sistema do IFRN.

Por fim, o professor Matias Lopez disse estar impressionado com o Instituto. "Quando eu cheguei, não imaginava que [o IFRN] era tão grande. Vocês são referência em muita coisa, há muito investimento em pesquisas", declarou. Em seguida, o professor vindo do Uruguai seguiu com o cumprimento de sua agenda no Campus Natal - Central.