Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Intercâmbio

Reitoria do IFRN recebe intercambistas

Acolhimento a estudantes aconteceu na manhã da segunda-feira, 11

Publicada em 11/07/2022 Atualizada há 1 ano

O Programa conta com 28 estudantes de dez nacionalidades.

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) recebeu, na manhã desta segunda-feira (11), 28 jovens intercambistas do AFS Global STEM Academies, uma iniciativa do AFS Intercultural Programs, por meio do AFS Intercultura Brasil, com patrocínio da BP Energy, além de parcerias com outras instituições nos diversos países onde ocorre o programa, dentre elas o IFRN. 

As e os jovens estudantes, de nacionalidades diversas, estiveram no auditório da Reitoria, onde houve o acolhimento por parte de gestoras e gestores do Instituto, docentes com envolvimento na área e por integrante da gestão do comitê local da AFS. Como objetivo, a iniciativa busca estimular o interesse nas áreas de Ciências, Engenharia, Tecnologia e Matemática, de maneira internacionalizada, para proporcionar vivências com a cultura local. Para isso, as alunas e alunos de intercâmbio participarão, durante o período de estudos, de aulas, palestras, oficinas, entre outras atividades nos campi do Instituto. 

Histórico 

A primeira edição do Academy aconteceu em junho de 2018. A cidade escolhida desde o início para sediar o programa no Brasil foi Natal, consolidando uma importante parceria do AFS Intercultura Brasil com o IFRN, onde os participantes tiveram aulas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharias e Matemática. A iniciativa foi renovada por mais cinco anos, ocorrendo novamente em 2019. Devido a pandemia de Covid-19, a versão de 2020 foi cancelada, retornando em 2021, de forma totalmente virtual. 

Este ano, a Instituição recebe 28 estudantes de dez nacionalidades: Azerbaijão, Bélgica, Egito, Alemanha, Índia, Indonésia, México, Trinidad e Tobago, Reino Unido e Estados Unidos. De acordo com Maria Clara Almeida, serão desenvolvidas atividades acadêmicas, de educação intercultural e de interação social e cultural, além de contar com uma mentoria para acompanhar todos os trabalhos e ajudar a sintetizar as informações e o conhecimento adquirido e visitas técnicas referentes aos temas a serem estudados. 

Cada bolsista do programa recebe o Certificado Avançado em Competência Global para Impacto Social, concedido pelo AFS e pelo Centro de Estratégia de Impacto Social da Universidade da Pensilvânia.

Palavras-chave:
ensino
extensao

Notícias relacionadas