Gestão
Reitores dos Institutos Federais do Nordeste reúnem-se no Ceará
Encontro aconteceu entre 23 e 24 de abril
Publicada por Ester Macedo em 26/04/2024 ― Atualizada há 4 meses, 2 semanas
“Foi uma pauta extensa, com discussões sobre várias temáticas, tudo em busca de melhorias em comum para nossas instituições”. Com essa fala, José Arnóbio de Araújo Filho, reitor do IFRN, descreveu os dois dias de realização da edição 2024 do Encontro de reitores dos Institutos Federais do Nordeste, que aconteceu no Ceará.
As reuniões, que ocorreram nos dias 23 e 24, abordaram assuntos como a política de expansão, os campi avançados, modelos para construção dos campi, possibilidades tecnológicas para a construção das novas unidades e diretrizes para ações em conjunto dos Institutos do Nordeste.
Arnóbio disse ainda que as reuniões são importantes para fortalecer a Rede, pois: " são fundamentais para que possamos nos articular e construir uma rede federal cada vez mais forte".
Pautas e articulação
Sobre os pontos de pauta discutidos, o reitor esclareceu: “conversamos sobre os campi avançados e sobre ações que temos que realizar em conjunto para a confecção de atas de registro de preços, a criação de grupos de trabalho intercampi, pensando nesses novos campi*. Além das conversas, tivemos a oportunidade de conhecer empresas que constroem em uma perspectiva diferente da convencional que usamos.
De forma remota, o encontro também teve a participação de Marcelo Bregagnoli, secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC. Para Arnóbio, a presença de Bregagnoli foi “um momento importante, pois fizemos alguns questionamentos com relação a como é que está o andamento dessas pautas dos novos campi. Ele repassou várias informações, com destaque à necessidade de urgência quanto à questão dos terrenos e áreas que serão edificadas”, concluiu.