Reitor pro tempore é recebido na Embaixada de Israel

Visita oficial, em companhia da deputada Carla Dickson, teve discussão sobre parcerias

Publicada em 22/10/2020 Atualizada há 1 ano

Série de encontros construirão parceria entre IFRN e entidades de ensino de Israel

Dando sequência à agenda de compromissos oficiais em Brasília, o reitor pro tempore do IFRN, professor Josué Moreira, e seu vice, o professor Ribeiro Filho, pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional estiveram na Embaixada de Israel. “A visita foi a segunda etapa de uma série de encontros que construirão uma parceria entre nosso Instituto e entidades de ensino daquele país”, disse Josué. Os gestores do IFRN estavam acompanhados da deputada Carla Dickson, da bancada federal do Rio Grande do Norte.

Embaixada

“Buscamos, nesse segundo momento, estreitar os contatos e afinar os discursos e pensamentos entre o IFRN e representantes de Israel. O intuito é criar uma parceria tecnológica que permita docentes, estudantes e profissionais técnico-administrativos desenvolverem pesquisa e trabalharem empreendedorismo e inovação tecnológica, atividades comuns naquele país”, explicou o reitor pro tempore. Segundo ele, esse encontro na Embaixada foi articulado após uma reunião virtual – realizada em 16 de outubro – com uma equipe da Technion Institute of Technology, universidade israelense sediada em Haifa. Ainda não foi assinado um protocolo de intenções, visto que acordos do tipo são articulados diretamente no Consulado de Israel: “As tratativas para as parcerias serão feitas a partir da visita ao Consulado, que fica em São Paulo. É lá que os projetos e propostas de universidades e institutos são firmados”, acrescentou Josué.

Convênios

Segundo Josué, a área agrícola e tecnologias voltadas às águas são temas em comum para a Technion Institute e o IFRN: “Com um clima bastante parecido com o do semiárido nordestino, essa universidade tem interesses em pesquisas no estilo das que desenvolvemos, em especial na área da agricultura e do aproveitamento de água. Recebemos o convite do embaixador para visitar Israel e ver in loco algumas das pesquisas em desenvolvimento. Após a etapa que desempenharemos em São Paulo e o lockdown, essa é uma possibilidade que tem muito a oferecer ao IFRN”, finalizou.

Na quinta, 15 de outubro, outra reunião, também virtual, foi realizada com uma equipe da Universidade de Darmstadt. A universidade alemã é reconhecida e prestigiada pelos seus departamentos de engenharia. Como saldo desses encontros, possíveis parcerias, seja para cooperação cientifica seja para capacitação e qualificação de servidores ou mesmo intercâmbio entre estudantes.

extensao
servidores