Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Gestão

Reitor pro tempore do IFRN se reúne com ministro do Desenvolvimento Regional

Josué Moreira e Rogério Marinho discutiram arranjos produtivos locais e parcerias futuras

Publicada em 21/10/2020 Atualizada há 1 ano

Gestores trataram de temas como ovinocaprinocultura

Como parte de sua agenda na cidade de Brasília, o professor Josué de Oliveira Moreira, reitor pro tempore do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, foi recebido pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. No encontro, Josué deixou clara a disponibilidade da instituição em auxiliar nos arranjos produtivos locais visando a integração e o desenvolvimento das cadeias produtivas do Semiárido nordestino. o reitor pro tempore viaja acompanhado do professor José Ribeiro de Souza Filho, pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do IFRN. 

Na oportunidade, o Ministro falou sobre os esforços para captação de recursos, concessões e parcerias público-privadas para estimular a economia regional e salientou a importância do IFRN nessa etapa, que busca diminuir desigualdades, gerar empregos e sobretudo estimular a economia dos diversos municípios do Rio Grande do Norte. O professor Aldo Dantas, assessor do ministro, esteve presente à reunião.

Rota do Cordeiro

No encontro, os gestores trataram mais especificamente da ovinocaprinocultura. “O IFRN tem todas as ferramentas para se tornar um grande parceiro na construção desses arranjos. A proposta que será construída a partir dessa visita deverá implementar projetos que se somem à Rota do Cordeiro. Podemos oferecer uma diversidade enorme, como apoio e capacitação a produtores rurais locais em questões como criação e abate desses animais, sempre dando ênfase à forma humanizada de tratamento, atendendo exigências higiênico-sanitárias”, disse Josué.

Parte do Programa Rotas de Integração Nacional, criado em 2011, o Projeto Rota do Cordeiro é uma iniciativa do Ministério da Integração Nacional, com a participação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) voltada a Caprinos e Ovinos. Formulado em 2018, seu objetivo é apoiar a atividade de produção de cordeiros e cabritos no Nordeste, compreendendo todas as atividades que estão ligadas a esta cadeia produtiva, como a frigorificação, distribuição e comércio, o beneficiamento da carne, a culinária e gastronomia. “Ao longo da consolidação do programa, as comunidades participantes formarão áreas de excelência na produção de carne ovina e caprina, que poderão ser visitadas a partir de um roteiro em sequência, onde se encontrarão produtos típicos da região, preparados com essas carnes, a carne in natura embalada e conservada adequadamente, festivais gastronômicos e turismo local. Esse roteiro é a personificação da Rota do Cordeiro”, diz a ementa do projeto.

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa

Notícias relacionadas