Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Gestão

Reitor José Arnóbio divulga mensagem à comunidade acadêmica

Professor destaca a participação de todos e de todas para a construção da democracia

Publicada em 23/12/2020 Atualizada há 1 ano

Foto: Teotônio Roque

Nomeado na segunda-feira (21) pelo Ministério da Educação, após oito meses de gestão pro tempore, o reitor José Arnóbio divulgou nesta quarta-feira (23) mensagem de agradecimento a toda comunidade acadêmica. Na mensagem, o professor agradece a participação de todos e de todas nas ações para o respeito e cumprimento à decisão das eleições institucionais, realizadas em dezembro de 2019, das quais saiu vencedor. Confira a mensagem na íntegra:

“Ontem um menino

Que brincava me falou

Hoje é a semente do amanhã.”

Gonzaguinha

Neste momento tão esperado, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) tem em sua gestão o reitor democraticamente eleito pela comunidade acadêmica. Inicialmente, quero agradecer a todos e a todas que, de variadas formas, engajaram-se para que a escolha de estudantes, servidores e servidoras fosse respeitada e cumprida. As ações realizadas durante esses últimos oito meses nos deram a oportunidade de uma construção coletiva, reforçando os processos democráticos característicos da história de nossa centenária Instituição. 

O IFRN, que tanto nos dá prazer na afirmação do trabalho de educação integral dos seres humanos, retoma o seu caminho e exige a partir de agora ainda mais participação de todos e de todas. Os desafios a serem enfrentados são muitos, principalmente nesse contexto de pandemia. Nesse sentido, o trabalho dos que constroem os campi do IFRN, entre eles servidores e servidoras, diretores e diretoras-gerais através dos quais faço referência aos demais gestores e gestoras, é merecedor de grandes elogios. Foi através dele que conseguimos manter os serviços de educação prestados à sociedade potiguar, mesmo com todas as dificuldades que existiram no âmbito institucional sistêmico nesse período. 

Ainda assim, o Instituto conseguiu retomar suas aulas de forma remota, uma maneira diferente da que gostaríamos, mas necessária ao contexto de riscos de saúde pública vivenciado. Além disso, deu a assistência necessária aos estudantes com vulnerabilidade social, graças aos esforços de todos e de todas, que agiram a partir da função e do compromisso social com a educação pública de excelência. Nesse mesmo sentido, destaco e agradeço aos servidores e as servidoras da Reitoria do IFRN, que sentiram no dia a dia, e de forma mais direta, as consequências de uma gestão pro tempore não escolhida pela comunidade acadêmica. Vocês demonstraram responsabilidade e comprometimento com a Instituição e com o valor do trabalho que realizam, tão necessário ao funcionamento do Instituto, que não acontece com base em um piloto automático, mas sim a partir da dedicação e do afeto de milhares de pessoas!

Não poderia deixar de destacar a força e o comprometimento, também, de nossos conselheiros e conselheiras: sejam do Conselho Superior (Consup), Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepex), Colégio de Dirigentes (Codir), Comitês de Ensino, de Pesquisa e Inovação e de Extensão, conselhos escolares dos campi e outros. Vivenciamos situações que ficarão registradas na história do IFRN e, durante esses momentos, vocês sustentaram a defesa da democracia e dos nossos normativos internos com muita seriedade, reforçando a importância dos Conselhos para uma Instituição complexa e essencial às ações de transformação social do estado do Rio Grande do Norte.

Um agradecimento especial também ao movimento sindical, destacando aqui os componentes e toda a diretoria do Sinasefe Seção Natal e Mossoró, e aos que integram o grupo de colegas eleitos que ainda estão lutando por suas legítimas nomeações, como os reitores Maurício Saldanha Motta, do CEFET-RJ, e Maurício Gariba Junior, do IFSC, além dos demais reitores e reitoras das Universidades Federais. Dirijo um sentimento de reconhecimento também aos  grupos de ex-alunos e ex-alunas dessa Instituição centenária, que demonstraram a força do vínculo com a Instituição ao se implicarem de maneira participativa e transformadora com os acontecimentos dos últimos meses. Da mesma forma, aos mais de 40 mil estudantes do IFRN, em todas as regiões do estado. À Rede de Grêmios do IFRN (Regif), aos grêmios dos campi e a todos os movimentos estudantis: vocês demonstraram a força da consciência e da mobilização para as mudanças sociais que buscamos, com mais cidadania e justiça social.  

Finalizado este ano de tantos desafios e problemas com os quais precisamos lidar, o sentimento que fica é o de valorização da vida de cada um e de cada uma e da importância da nossa união para a construção de uma Instituição cada vez mais fortalecida e implicada no trabalho pela transformação social do Rio Grande do Norte. Somos cada um e cada uma de nossos estudantes, servidores, servidoras, campi e municípios do estado. Somos a esperança atuante, que encara os desafios da realidade e trabalha sobre eles para que a Justiça, principalmente a social, seja feita. Hoje sou reitor eleito e nomeado do Instituto Federal do Rio Grande do Norte graças aos votos de confiança que recebi e à luta pelo respeito à democracia do IFRN. É com confiança e respeito pelo trabalho de cada um de vocês que me comprometo com a condução da nossa Instituição, para que voltemos ao patamar de abril de 2020 e possamos avançar. Muito obrigado a todos e a todas!

Merecemos um grande abraço, mas vamos guardá-lo para assim que tivermos as condições sanitárias favoráveis. Vamos abraçar a Reitoria e todos os campi do IFRN! Neste final de ano, com o atendimento às orientações de segurança para a saúde pública, que vivamos um momento de reflexão, de harmonia e paz entre nós e nossas famílias. “Que nunca paremos de sonhar”, como nos diz Gonzaguinha. Com esse pensamento, tenhamos, todos e todas, um Feliz Natal e um Ano Novo com muita união, trabalho e afeto pelo IFRN!

Assinado, 

Professor José Arnóbio | Reitor do IFRN