Reitor do IFRN recebe reitora de universidade finlandesa

Os dois gestores trataram de um futuro acordo de cooperação técnica entre as duas instituições

Publicada em 01/06/2015 Atualizada há 1 ano, 3 meses

O reitor Belchior de Oliveira Rocha recebeu hoje (1º) a visita da professora Seija Mahlamäki-Kultanen, diretora da Unidade de Educação Profissional para Professores da Universidade de Hamk, da cidade de Hämeeninna, Finlândia.  A professora veio a Natal depois de participar do Fórum Mundial de Educação Profissional, realizado na semana passada, em Recife, onde se reuniu com reitores de todos os institutos federais.   Ela foi recebida pelo diretor-geral do Campus Natal-Central, José Arnóbio de Araújo Filho e ciceroneada pelas professoras Carolina Corado da Silva Oliveira e Iaçonara de Albuquerque - a primeira, participante da primeira turma de 27 brasileiros enviados à Finlândia pelo Programa Professores para o Futuro, oferecido por aquele país.

O programa começou a ser oferecido no ano passado  por intermédio da Capes e tem como objetivo a capacitação de trabalhadores da educação no  desenvolvimento de projetos educativos voltados ao setor produtivo.  A Universidade de Hamk é uma das instituições que participam do programa, que já está na segunda turma.    "Foi uma experiência muito proveitosa e mal posso esperar para socializar tudo o que aprendi com os meus colegas", disse a professora  Carolina, que ministra aulas da disciplina de Biologia no Campus João Câmara.  Além dela, outros dois professores do IFRN participaram do programa no ano passado.

A professora Seija disse que, apesar da diferença da realidade social e educacional entre os dois países, as metodologias lá ensinadas podem ser replicadas aqui com as adaptações necessárias e com o apoio dos próprios orientadores do programa.  "Quando os bolsistas voltam aos seus países, continuamos a dar um suporte on line, através de videoconferências para podermos tirar as dúvidas e fazer o acompanhamento do trabalho que eles vão desenvolver a partir do que foi visto no programa", explicou a reitora da Hamk.

Para o professor Belchior de Oliveira Rocha, não só o  IFRN como as demais instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica têm interesse em estreitar os laços com a Universidade de Hamk, através de um acordo de cooperação técnica que garanta o intercâmbio de  profissionais de ambos os países.  " O Conif, que é o conselho dos dirigentes dos Institutos Federais, está organizando uma missão à Finlândia para acertarmos os detalhes desse acordo", concluiu.

extensao
pesquisa