Reitor do IFRN participa de reunião sobre segurança pública no estado

Encontro contou com representantes da secretaria de segurança, prefeituras e instituições de ensino

Publicada em 22/03/2023 Atualizada há 1 ano, 3 meses

O reitor do IFRN, professor José Arnóbio, se reuniu na tarde desta terça-feira (22) com representantes das secretarias de Educação, Segurança, Federação dos Municípios do RN (Femurn) e das instituições de ensino superior do estado. O objetivo foi realizar uma avaliação e tomar decisões coletivas quanto à situação de instabilidade na segurança pública, transcorrida desde a semana passada. Coordenada pela secretária de Educação do Estado, Maria do Socorro da Silva Batista, os participantes da reunião decidiram pelo retorno das aulas nas instituições de ensino até a segunda-feira (27), a partir de decisões de seus grupos colegiados.

A reunião contou também com o Comandante Geral da Polícia Militar no RN, coronel Alarico Azevedo; Delegado Geriz, com a prefeita de Pau dos Ferros, Marianna Almeida; com a reitora da UERN, professora Cicília Raquel Maia Leite, do vice-reitor da UFRN, professor Hênio Ferreira de Miranda e outros representantes do estado.

O coronel Azevedo relatou as ações que estão sendo tomadas pela Polícia Militar. De acordo com ele, a Polícia conta com efetivo dobrado nas ruas e estão sendo registrados 90% a menos de casos desde o início da instabilidade. Além disso, realiza reuniões diárias com representantes do transporte público da capital a fim de regularizar o funcionamento da frota que, até esta terça-feira, estava em 80% e funcionando até as 19h. Já a prefeita de Pau dos Ferros se comprometeu a articular junto aos prefeitos das cidades o retorno dos transportes escolares intermunicípios e regiões.

A secretária de Educação do estado falou da importância de tomar decisões coletivas na busca pela preservação das vidas e da segurança. O comandante geral da Polícia Militar propôs a formação de um comitê para articular de forma conjunta ações de educação e de segurança. Para o reitor do IFRN, a solução é a longo prazo e passa pelo investimento e pela valorização da educação. "A curto e médio prazo podemos pensar em estratégias conjuntas a fim de contribuir com a segurança pública", destacou o reitor.

No IFRN, o Colégio de Dirigentes (Codir/IFRN), em reunião com o Comitê de Ensino (Coen/IFRN), definiu o início das aulas para esta segunda-feira (27), o que estava previsto para acontecer na quinta (23).