Reitor do IFRN participa de reunião anual do CREA e da CONFEA

Na oportunidade, foram estabelecidos contatos para parceria com o Parque Tecnológico de Itaipu

Publicada em 15/09/2016 Atualizada há 1 ano

Reitor Wyllys Farkatt, ao centro, durante minicurso de Empreendedorismo

O reitor do IFRN, Wyllys Farkatt Tabosa, participou, no período de 29 de agosto a 1º de setembro, da 73ª Semana Oficial de Engenharia e Agronomia (SOEA), em Foz do Iguaçu/PR. Wyllys foi convidado e financiado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (CREA-RN). O evento é promovido anualmente como uma reunião entre os delegados dos conselhos regionais e do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), contando com uma programação diversificada, desde palestras até fóruns e minicursos.

O reitor acompanhou a maioria dessas atividades, assistindo ainda à apresentação do trabalho , de autoria do professor João Batista Monteiro de Souza, diretor acadêmico de Recursos Naturais do Campus Natal-Central. O trabalho foi classificado como um dos 20 melhores da Semana, que contou com cerca de 2 mil participantes. Do IFRN, esteve presenta também ao evento o professor Augusto Fialho, também do Campus Natal-Central e representante do Instituto no Crea-RN.

Um outro destaque da programação foi a palestra "O perfil dos engenheiros no Brasil", proferida por Marcos José Tozzi, e "Telhado verde", por Marcos Salomão Silva. "Houve ainda um proveitoso debate sobre os currículos nas engenharias e as relações com os Conselhos, o mundo do trabalho e a sustentabilidade ambiental", lembrou o reitor do IFRN. Participou do debate Osmar Barros Júnior, conselheiro Federal de Engenharia e Agronomia. Considerando que o Instituto deu início neste ano ao seu primeiro curso de Engenharia e possui cursos voltados para a Agronomia, como nos campi Ipanguaçu e Apodi, a participação no evento se torna ainda mais relevante.

EMPREENDEDORISMO

O minicurso "Empreendedorismo" foi mais um destaque da SOEA. Coordenado por Angela Cristina Mensch, gerente do Programa de Desenvolvimento de Negócios do Parque Tecnológico Itaipu, contou também com a participação de Marlon Vaz, consultor do Sebrae. O Parque faz parte do Complexo Itaipu Binacional, que comporta a maior hidrelétrica do mundo e já chegou ao número de 20 milhões de visitantes. Curiosos que vão conhecer as belezas do ecossistema natural, mas também gestores, pesquisadores e empreendedores com interesse na área de energia e sustentabilidade, como o reitor do IFRN. O foco das empresas envolvidas com o parque é a área de energia, mas sem esquecer a ação ambiental e social voltada ao desenvolvimento dos cerca de 50 municípios situados na região.

O Parque Tecnológico atua nas fases de pré-incubadora (projetos), incubadora e condomínio empresarial como etapas do desenvolvimento de um negócio. Para dar suporte ao processo, oferece cursos de gestão empresarial. Além disso, os empresários recebem apoio para aprimorar as competências gerenciais e estruturar redes de parceiros estratégicos. Com cerca de 90 postos de trabalho, tem um faturamento de R$ 4,8 milhões. Nessa perspectivas, empresas se destacam, por exemplo, com plantas de produção de hidrogênio e baterias de sódio.

"É um importante ecossistema que envolve pesquisa, inovação, empreendedorismo e gestão. Agradecemos muito a atenção de todos os profissionais que nos receberam. Nossa intenção é propor ao Parque Tecnológico do RN metodologia similar, considerando o sucesso que é o de Itaipu", declarou o reitor. A visita proporcionou ainda o início da conversa para o estabelecimento de possíveis parcerias para o desenvolvimento conjunto de projetos de energias renováveis. Segundo o reitor, a intenção é, no próximo ano, levar uma comissão formada por gestores e pessoas envolvidas com a área de energia, com o objetivo de vivenciar mais de perto a realidade do complexo e ajudar a implantação do Parque do RN.

Acesse:

Itaipu Binacional