Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Gestão

Reitor do IFRN participa de debate promovido pela Comissão de Direitos Humanos

Entre os temas, orçamento 2018 para instituições federais de ensino

Publicada em 17/08/2017 Atualizada há 1 ano

Na última terça-feira (15), o reitor do IFRN, professor Wyllys Farkatt Tabosa, participou do debate promovido pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, realizado no plenário nacional. Um dos principais temas debatidos foi o orçamento 2018 para as instituições federais de ensino. 

De acordo com o reitor, a previsão para a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica é de manutenção do orçamento 2017. A informação partiu de reunião inicial entre representantes do Conselho Nacional das Instituições da Rede (Conif) e do MEC. Além disso, o contingenciamento de 15% na verba de custeio e de 40% na de capital para este ano deve continuar. 

"A situação é bastante preocupante. Em razão do crescimento diferenciado das instituições, 19 devem sofrer redução no orçamento em relação a 2017, necessitando R$ 42 milhões de complementação", pontuou o reitor. Segundo Farkatt, junto aos demais reitores que compõem o Conif, os esforços agora são para mudar a previsão.

Durante a reunião, foram debatidos assuntos referentes à Universidade da Integração Latinoamericana e da Integração Lusófana e Afrobraileiras. Houve ainda um momento com as entidades de classe, como o Sinasefe, sindicato representante dos servidores da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.