Congresso Nacional

Reitor do IFRN integra ações em defesa dos Institutos Federais

Atividades aconteceram junto a parlamentares durante esta semana

Publicada em 17/03/2023 Atualizada há 1 ano

Cumprindo agenda em Brasília durante esta semana, de 14 a 17 de março, o reitor do IFRN, professor José Arnóbio, participou de ações junto a parlamentares de todo o país em defesa dos Institutos Federais. O reitor participou de reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), de mobilização conjunta com os integrantes do Conselho, no Congresso Nacional, além de reuniões com parlamentares do Rio Grande do Norte e com representantes do Incra e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

A mobilização no Congresso Nacional foi articulada pelo Conif e teve o objetivo de dialogar com os deputados e senadores para a criação da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Institutos Federais (IF), além da busca de apoio na tramitação e aprovação de cinco propostas legislativas para além das questões de recuperação e ampliação do orçamento das instituições.

A proposta que recria a Frente Parlamentar é fruto da articulação política entre o Conselho e o deputado Reginaldo Lopes (PG/MG), que foi o presidente do grupo na última legislatura. A convite do parlamentar, os dirigentes da Rede Federal, representantes de movimentos estudantis e outros 25 deputados se uniram para uma audiência com o objetivo de sensibilizar o parlamento em prol de pautas e demandas importantes para a consolidação da Rede Federal e da valorização dos estudantes e servidores.

"O objetivo desse trabalho é mostrar a importância, o valor e a eficiência da Rede Federal para promover as mudanças que a sociedade tanto precisa. Para dar continuidade a isso, precisamos de um orçamento justo às Instituição", destacou o reitor do IFRN. “A Rede Federal dá certo. Nós geramos empregos, renda, inovações tecnológicas e desenvolvimento social nas regiões onde existem campi. Por isso, precisamos de apoio do parlamento para consolidar as instituições e valorizar nossos servidores e estudantes”, mencionou a presidente do Conif, professora Leopoldina Veras. Aos dirigentes, os parlamentares firmaram compromissos para trabalhar em prol da recomposição do orçamento, ampliação da assistência estudantil e a valorização das dos docentes e técnicos administrativos em educação.

OUTRAS AGENDAS

Acompanhado por equipe da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern), o reitor José Arnóbio realizou visitas e reuniões ainda com parlamentares do Rio Grande do Norte e com representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Fundiária (INCRA) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Da Funcern, acompanharam as visitas o superintendente da Fundação, professor Ednaldo Pereira, o coordenador do Núcleo de Comunicação, Teotônio Roque, o jornalista Bruno Gomes e coordenador de Tecnologia da Informação, Iago Dantas. A Fundação é responsável por gerenciar financeiramente alguns dos projetos prospectados por pesquisadores da Instituição.

O reitor foi recebido em seus escritórios pelos senadores Styvenson Maia e Zenaide Maia e pelos deputados Fernando Mineiro e Natália Bonavides. Foram visitados ainda os gabinetes dos deputados Benes Leocádio, Girão, Gonçalves e Paulinho Freire, com a perspectiva de agendar visitas dos parlamentares às instalações do IFRN e de outras reuniões em seus escritórios. De acordo com o reitor José Arnóbio, além do apoio dos parlamentares ao projeto da educação pública e de qualidade, a intenção também é reforçar a frente ampla em defesa do IFRN e de todas as instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Junto à equipe da Funcern, o reitor foi recebido também pelo chefe de Gabinete do MCTI, Rubens Diniz, pelo coordenador de Implantação do Incra,  André Bonfim, e pelo coordenador de Infraestrutura também do Incra, Charles Freire. A diretora do Instituto Nacional, Rose Rodrigues, dialogou com o reitor por telefone. As duas reuniões tiveram objetivo de apresentar os projetos que vêm sendo desenvolvidos pelo IFRN e prospectar parcerias. O reitor fez convites ainda para a participação dos dirigentes dos dois órgãos na Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do IFRN (Secitex), que acontece em outubro, no Campus Currais Novos. "Frisamos também a importância de expandir as ações já desenvolvidas no IFRN para os demais Institutos do Nordeste. Foi uma agenda bastante positiva", concluiu o reitor.

Acesse mais informações no site do Conif.