DESTAQUE
Reitor do IFRN é homenageado na Assembleia Legislativa
Wyllys Tabosa participou de cerimônia em homenagem à Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (Fapern)
Publicada em 10/12/2018 ― Atualizada em 29 de Março de 2023 às 23:45

O reitor do IFRN, professor Wyllys Abel Farkatt Tabosa, foi homenageado pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. O Evento celebrou os 15 anos da Fundação de Apoio à Pesquisa do RN (Fapern) na manhã desta segunda-feira (10). Proposta pelo presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza, a sessão solene destacou a importância da fundação e reuniu pesquisadores e ex-presidentes da entidade. A atual reitora da UFRN, professora Ângela Maria Paiva Cruz, o reitor eleito daquela universidade, José Daniel Diniz Melo, a ex-governadora do RN, a professora Wilma de Faria (in memorian) e o deputado estadual Hermano Morais também foram homenageados pela Fapern.
“Está claro que a maior capacidade de inovar possibilita uma maior competitividade do mercado. Por isso a produção intelectual é um elemento chave. É importante ter em mente que o relacionamento entre ciência e tecnologia no processo de inovação, depende da existência de estrutura cientifica, tecnológica e de fluxo de informações entre essas estruturas. Por isso destacamos hoje o importante papel da Fapern para o desenvolvimento do RN”, disse Ezequiel.
A fundação
A Fapern foi criada pela Lei Complementar nº 257, de 14/11/2003 e tem seu funcionamento regido pelo Decreto nº 17.456, de 19/04/2004, com recursos previstos na Constituição Estadual e na legislação pertinente à pesquisa científica e tecnológica. É vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec) e presidida pelo professor João Maria de Lima.
Com informações da ALRN