Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal
Reitor do IFRN é eleito vice-presidente de Relações Institucionais do Conif para 2025
Arnóbio integrará a gestão do mandato “Diversidade que une, educação que transforma”,
Publicada por Jose Nascimento em 06/12/2024 ― Atualizada há 1 mês, 2 semanas
O reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), professor José Arnóbio de Araújo Filho, foi eleito vice-presidente de Relações Institucionais do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). A escolha ocorreu durante a 140ª Reunião Ordinária do colegiado, realizada na quarta-feira (4/12), em Brasília. Arnóbio integrará a gestão da chapa única “Diversidade que une, educação que transforma”, encabeçada pela reitora do Colégio Pedro II, Ana Paula Giraux, eleita presidente do Conselho para 2025.
Para Arnóbio, o cargo representa mais do que um reconhecimento pessoal, destacando o papel do IFRN como protagonista nas articulações nacionais. "Assumir essa vice-presidência é levar o nome do IFRN para um espaço de diálogo e de construção coletiva. Meu compromisso será contribuir para fortalecer as relações institucionais, promovendo a integração da Rede Federal e defendendo as pautas que impactam diretamente na educação pública do nosso país", afirmou.
Nova gestão
Ana Paula Giraux assume o cargo em fevereiro de 2025, sucedendo Elias Monteiro, reitor do Instituto Federal Goiano (IF Goiano). A presidente eleita, além de José Arnóbio, contará com Ana Paula Palheta (reitora do Instituto Federal do Pará) como vice-presidente de Assuntos Acadêmicos; Elaine Cassiano (reitora do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) na vice-presidência de Administração; e Maurício Gariba Júnior (reitor do Instituto Federal de Santa Catarina) na vice-presidência de Gestão de Pessoas.
Com uma agenda focada em fortalecer a Rede Federal, a chapa eleita traz em suas proposta iniciativas como:
- Ampliar a visibilidade e a representatividade do Conif;
- Apoiar a mobilidade internacional de estudantes e servidores;
- Fortalecer os Fóruns temáticos e suas câmaras técnicas;
- Defender políticas públicas que valorizem as instituições da Rede Federal e beneficiem a educação brasileira.
O Conif
O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, criado em 2009, representa 38 Institutos Federais, dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II, que juntos somam mais de 600 unidades em todo o Brasil. Como instância colegiada, o Conif promove a integração e articulação dessas instituições, respeitando suas diversidades regionais e acadêmicas. Seu papel é estratégico para o fortalecimento da educação pública e gratuita, buscando uniformizar diretrizes, compartilhar boas práticas e dar voz à Rede Federal nas discussões sobre políticas públicas.
Além de fomentar a unidade entre as instituições, o Conif atua como interlocutor junto ao Governo Federal e outros setores da sociedade, defendendo demandas da Rede Federal, como orçamento, ampliação da inclusão social e internacionalização. Por meio de suas câmaras técnicas e fóruns temáticos, o Conselho busca desenvolver projetos conjuntos que potencializem o impacto social da educação profissional e tecnológica, garantindo sua relevância no desenvolvimento econômico e social do Brasil.
Com informações da Diretoria de Comunicação do Conif
- Palavras-chave:
- Conif Gestão Rede Federal