Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal

Reitor do IFRN é eleito vice-presidente de Relações Institucionais do Conif para 2025

Arnóbio integrará a gestão do mandato “Diversidade que une, educação que transforma”,

Publicada por Jose Nascimento em 06/12/2024 Atualizada há 1 mês, 2 semanas

O reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), professor José Arnóbio de Araújo Filho, foi eleito vice-presidente de Relações Institucionais do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). A escolha ocorreu durante a 140ª Reunião Ordinária do colegiado, realizada na quarta-feira (4/12), em Brasília. Arnóbio integrará a gestão da chapa única “Diversidade que une, educação que transforma”, encabeçada pela reitora do Colégio Pedro II, Ana Paula Giraux, eleita presidente do Conselho para 2025.

Nova gestão Conif

Para Arnóbio, o cargo representa mais do que um reconhecimento pessoal, destacando o papel do IFRN como protagonista nas articulações nacionais. "Assumir essa vice-presidência é levar o nome do IFRN para um espaço de diálogo e de construção coletiva. Meu compromisso será contribuir para fortalecer as relações institucionais, promovendo a integração da Rede Federal e defendendo as pautas que impactam diretamente na educação pública do nosso país", afirmou.

Nova gestão

Ana Paula Giraux assume o cargo em fevereiro de 2025, sucedendo Elias Monteiro, reitor do Instituto Federal Goiano (IF Goiano). A presidente eleita, além de José Arnóbio, contará com Ana Paula Palheta (reitora do Instituto Federal do Pará) como vice-presidente de Assuntos Acadêmicos; Elaine Cassiano (reitora do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) na vice-presidência de Administração; e Maurício Gariba Júnior (reitor do Instituto Federal de Santa Catarina) na vice-presidência de Gestão de Pessoas.

Nova gestão Conif

Com uma agenda focada em fortalecer a Rede Federal, a chapa eleita traz em suas proposta iniciativas como:

- Ampliar a visibilidade e a representatividade do Conif;

- Apoiar a mobilidade internacional de estudantes e servidores;

- Fortalecer os Fóruns temáticos e suas câmaras técnicas;

- Defender políticas públicas que valorizem as instituições da Rede Federal e beneficiem a educação brasileira.

O Conif

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, criado em 2009, representa 38 Institutos Federais, dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II, que juntos somam mais de 600 unidades em todo o Brasil. Como instância colegiada, o Conif promove a integração e articulação dessas instituições, respeitando suas diversidades regionais e acadêmicas. Seu papel é estratégico para o fortalecimento da educação pública e gratuita, buscando uniformizar diretrizes, compartilhar boas práticas e dar voz à Rede Federal nas discussões sobre políticas públicas.

Nova gestão Conif

Além de fomentar a unidade entre as instituições, o Conif atua como interlocutor junto ao Governo Federal e outros setores da sociedade, defendendo demandas da Rede Federal, como orçamento, ampliação da inclusão social e internacionalização. Por meio de suas câmaras técnicas e fóruns temáticos, o Conselho busca desenvolver projetos conjuntos que potencializem o impacto social da educação profissional e tecnológica, garantindo sua relevância no desenvolvimento econômico e social do Brasil.

Com informações da Diretoria de Comunicação do Conif

Palavras-chave:
Conif Gestão Rede Federal

Notícias relacionadas