Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Campus Natal-Central

Reforamar: ex-estudante do IFRN lidera projeto que reforma casas de famílias carentes

A ONG, criada em 2018, foi concebida enquanto a fundadora era estudante do Campus Natal-Central

Publicada em 08/10/2021 Atualizada há 1 ano

Por Davi Severiano

Um projeto que transforma realidades por meio da construção civil aliada à solidariedade. Essa é a missão da Reforamar, uma organização não-governamental que promove reformas em residências de famílias em situação de vulnerabilidade social e em sedes de instituições que prestam serviços à sociedade. O objetivo é entregar a essas pessoas um espaço que oferte segurança, dignidade e condições sanitárias apropriadas - o que só é possível com a colaboração e doações de voluntários e parceiros. A ONG, que hoje conta com 300 membros participantes, teve início a partir de um sonho da engenheira Fernanda Silmara, enquanto aluna do Campus Natal-Central (Cnat) do IFRN.

"O IFRN foi algo que me deu toda a força para eu chegar onde cheguei. Eu tenho um amor por essa instituição que é inexplicável, porque ela me ajudou demais", conta Fernanda. Ela ingressou no Cnat como estudante do Curso Técnico Integrado em Controle Ambiental, e, posteriormente, também cursou Tecnologia em Construção de Edifícios, no mesmo Campus. "Sempre falo para os meus colegas que todo o meu desenvolvimento, desde o ensino médio no IFRN foi, não só com coisas de didática, de conteúdo de escola, mas o IF também transformou a minha vida, me deu outras perspectivas do mundo", ela relembra.

Quando pequena, Fernanda soube o que era morar em uma casa com múltiplos problemas de ordem estrutural. Ela vivia com sua família em uma casa de taipa e tijolo branco. O teto, já comprometido pela chuva, tinha goteiras. O desconforto de morar em um espaço assim levou Fernanda, junto ao seu tio Erivan Roque, a utilizarem o valor que ela recebia como bolsista do IFRN a realizarem, gradativamente, uma reforma na residência. Ao adentrar em sua casa reformada, a hoje engenheira sentiu-se, pela primeira vez, o aconchego do lar. Esse sentimento foi a força motriz para a criação do Reforamar.

Ao retornar à casa para cursar Construção de Edifícios, Fernanda, que já estudava Engenharia Civil, tinha em mente que o Instituto poderia contribuir ainda mais com seus conhecimentos acadêmicos. "Eu voltei porque saberia que aquele curso traria uma carga maior, tanto para o meu currículo, como para o meu próprio aprendizado", conta. E foi exatamente neste momento que o Reforamar começou a criar forma. O que pra ela era apenas uma ideia, com o apoio dos colegas de curso e dos professores, o projeto foi ganhando corpo e se caracterizando aos poucos como o que é hoje.

A primeira reforma do projeto aconteceu em 2018, contando apenas com ela e mais 4 colegas. Hoje, dos 300 voluntários atuantes no projeto, 80 são engenheiros e arquitetos, mas a equipe é multidisciplinar e conta com profissionais de diversas áreas de atuação. Ao todo, 12 imóveis já foram reformados pela Reforamar, que almeja ampliar suas atividades para o restante da região nordestina do Brasil. A iniciativa não tem fins lucrativos e tem sede própria, localizada no bairro de Candelária, em Natal. Abaixo, você confere o link da ação do Reforamar que acontece em outubro.

Acesse:

Perfil do Reforamar no Instagram