Institucional
Reditec 2024 discute interiorização da Rede Federal
Gestores sistêmicos e da Reitoria participam do evento, realizado em Goiás
Publicada por Cecilia Melo em 24/10/2024 ― Atualizada há 2 meses, 1 semana
No período de 20 a 24 de outubro de 2024, integrantes do Colégio de Dirigentes (Codir) do Instituto Federal do Rio Grande do Note (IFRN), com coordenação do reitor José Arnóbio, participam da 48ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec). O evento desse ano, organizado pelo Instituto Federal de Goiás (IFG), acontece em Caldas Novas/GO e tem como tema "Raízes do Futuro: interiorização e democratização da Rede Federal", sendo realizado em parceria com a Fundação de Apoio ao IFRN (Funcern).
A Reditec é promovida pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec-MEC) e pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Durante quatro dias, os gestores participam de palestras, painéis, reuniões dos fóruns do Conif, além de compartilharem experiências exitosas na sua área de atuação sobre o tema. O Diretor de Relações Internacionais do IFRN, Samuel Lima, apresentou como experiência exitosa o trabalho "Jovem Extensionista Internacional", que destaca o trabalho de fomento para a internacionalização de estudantes do Instituto.
Avaliação
Para o reitor do IFRN, José Arnóbio, o destaque de 2024 vem sendo a integração da Setec/MEC e do Conif para o aprimoramento dos debates da Rede: "é muito importante o que acontece na Reditec, pois é com essa integração que conseguimos avançar nos pontos de trabalho. Outro destaque que faço foi o foco na inclusão, trazido pela apresentação do grupo de dança na abertura do evento. É um dos propósitos dessas instituições ampliar as formas de inclusão", disse.
A pró-reitora de Extensão Samira Delgado lembra a importância de reunir em um único espaço os gestores de todos os estados do país e de todas as áreas: "isso discussões aprofundadas das questões que envolvem o nosso fazer, além de uma troca de experiências que muito nos enriquece enquanto Rede".
Já a diretora-geral do Campus São Gonçalo do Amarante, Marilac de Castro, destacou o amadurecimento do evento: "houve a chegada de novos participantes, o que traz uma renovação e um respiro diferente, e ao mesmo tempo um amadurecimento dos debates e das proposições".
A 48ª Reditec teve como destaque também a instauração de dois novos fóruns do Conif: Políticas Estudantis, que tem como representante a Diretoria de Gestão em Atividades Estudantis, Valéria Regina, e Comunicação, representada pela diretora de Comunicação Institucional, Clara Bezerra, que também assume a vice coordenação do Fórum neste primeiro ano de atuação.
- Palavras-chave:
- Reditec 2024 Rede Federal