Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Sistema RNP

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa emite certificação para o IFRN

Com o título de 'Organização Usuária qualificada', instituto eleva seu nível de reconhecimento

Publicada em 14/02/2020 Atualizada há 1 ano

"O IFRN atinge – mais uma vez – um patamar de referência nacional"

No último dia 10 (segunda), o professor Wyllys Abel Farkatt Tabosa, reitor do IFRN, recebeu uma notificação que elevou o nível de reconhecimento do IFRN como instituição de Pesquisa e Inovação: o certificado de “Organização Usuária qualificada”, emitido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (Sistema RNP).

Para André Gustavo, diretor de Gestão de Tecnologia da Informação no IFRN, essa certificação é, além de um reconhecimento e valorização dos parceiros do Sistema RNP, uma iniciativa que busca estreitar os laços entre os membros da Rede, a fortalecendo: “Ser uma Organização Usuária qualificada significa que o IFRN atinge – mais uma vez – um patamar de referência nacional, que é voltada ao ensino e à pesquisa acadêmica, e que também é a pioneira na oferta de infraestrutura de internet em rede para a área acadêmica”, disse.

Pesquisa, Educação e Inovação

O Sistema RNP é responsável pelo desenvolvimento, oferta e uso de serviços e facilidades para atender às necessidades da pesquisa, educação e inovação, ações fundamentais em instituições de Ensino com o IFRN. O Sistema explora tecnologias de informação e comunicação emergentes, disponibilizando uma infraestrutura segura – de alta capacidade e desempenho – por meio de mecanismos de governança que envolve múltiplas instituições. Criada em setembro de 1989, o objetivo inicial do Sistema RNP era construir uma infraestrutura nacional de rede de internet de âmbito acadêmico. Pouco mais de 30 anos depois, o Sistema agrega mais de 2,7 mil usuários e, entre outros, mantém a 'Rede Ipê', a rede acadêmica brasileira que oferece não apenas acesso à internet de qualidade, mas também suporta a transmissão de grandes volumes de dados, para projetos científicos e desenvolvimento de novas tecnologias.

Palavras-chave:
ensino
pesquisa

Notícias relacionadas