Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

CONIF

Rede Federal implementará Plano de Desenvolvimento Profissional dos Servidores do PCCTAE

O objetivo é promover o fortalecimento dos programas de capacitação, qualificação e valorização dos técnico-administrativos

Publicada em 16/01/2014 Atualizada há 1 ano

Ato em Brasília marcou a assinatura da Portaria de criação do Plano.

Com a criação do Plano Nacional de Desenvolvimento Profissional dos Servidores Integrantes do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE), as ações direcionadas aos servidores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica ganharão reforço. A política do governo federal foi apresentada pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, acompanhado do presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Guimarães, nesta quarta-feira (15), em Brasília. 

 

O objetivo do Plano é promover o fortalecimento dos programas de capacitação, qualificação e valorização do servidor, favorecendo o desenvolvimento profissional e a gestão nas instituições federais de ensino que, ao total, contabilizam 122.240 mil técnico-administrativos ativos.

 

As metas incluem alcançar a implantação - em 100% das instituições federais de ensino, até março de 2015 - a oferta de duas mil vagas, em 2014, e mais mil vagas a cada ano em Graduação, além de duas mil vagas/ano em pós-graduação lato sensu e de mil vagas/ano em pós-graduação stricto sensu. Em capacitação continuada, a meta é disponibilizar 10 mil vagas por ano. Os cursos serão ofertados preferencialmente a distância. 

 

Durante o ato que marcou a assinatura da Portaria de criação do Plano, o diretor administrativo do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Luiz Caldas, destacou que “essa iniciativa se soma ao esforço das instituições no intuito de reconhecer a importância estratégica do investimento na valorização e formação dos servidores”, disse. O Conif foi um dos colaboradores que atuaram na elaboração do Plano. 

 

Para o ministro da Educação, as instituições federais de ensino devem ser um espaço de educação também para os servidores. “Isso ajuda na progressão da carreira e ajuda para que o serviço prestado pelas instituições avance”. Ainda de acordo com Mercadante, além de criar uma comissão permanente para dar suporte e acompanhar o desempenho das ações estabelecidas, a efetivação do Plano será amplamente debatida em reuniões plenárias do Conif e da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). 

 

A agenda em Brasília teve a participação dos reitores Belchior Rocha (IFRN), Paulo Rogério Araújo Guimarães (IF Sudeste MG), José Bispo Barbosa (IFMT) e Wilson Conciani (IFB); do secretário executivo do Ministério da Educação, José Henrique Paim Fernandes; do Secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Marco Antonio de Oliveira;  do Secretário de Educação Superior, Paulo Speller; do reitor da UnB, Ivan Marques Camargo, representando a Andifes; do coordenador-geral do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), Shilton Roque, também servidor Técnico-Administrativo do IFRN; e da coordenadora-geral da Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras (Fasubra), Janine Teixeira.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Conif

Palavras-chave:
servidores

Notícias relacionadas