Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

ensino remoto emergencial

Receita Federal realiza doação de equipamentos eletrônicos ao IFRN

Ação foi resultado de parceria com o Campus Canguaretama e vai compor auxílios digitais

Publicada em 08/06/2021 Atualizada há 1 ano

Entrega de smartphones aconteceu na Delegacia da Receita Federal do Brasil em Natal/RN. Foto: Vinicius Hebert \ DRF Natal

Na tarde desta segunda-feira (7), a Delegacia da Receita Federal do Brasil em Natal/RN, em parceria com o Serviço de Mercadorias Apreendidas da 4ª Região Fiscal (Semap/RF04), fez a entrega da doação de 51 smartphones apreendidos pela Receita Federal, no valor total de R$ 88.666,07. Os dispositivos móveis serão entregues a estudantes do Campus Canguaretama em vulnerabilidade social que se encontram sem acesso a equipamentos digitais. Com a continuidade da pandemia de Covid-19, os equipamentos serão utilizados para o acompanhamento das aulas no formato remoto emergencial.

A ação foi resultado de Ofício encaminhado pelo Campus à Receita Federal, na busca de oportunizar aos estudantes as condições necessárias para assistir às aulas. Em 2021, o número de estudantes no Campus Canguaretama que não possuem equipamento para acompanhar as aulas e se inscreveram no edital para auxílio digital foi 167. O recurso da Diretoria de Gestão em Assistência Estudantil (Digae/IFRN) destinado a esta ação conseguiu atender apenas 51 estudantes, ficando 116 impossibilitados de assistir às aulas. 

"A doação dos equipamentos eletrônicos por parte da Receita Federal chega em um momento muito importante para o atendimento dos nossos estudantes, considerando a urgência imposta pela realidade orçamentária atual restritiva e a continuidade do ensino remoto emergencial", destacou o diretor-geral do Campus Canguaretama, professor Flávio Ferreira. O diretor explica que uma comissão formada por servidores do Campus trabalha agora na busca por atender os 65 estudantes que continuam sem equipamentos.

A realidade é compartilhada pelos demais 21 campi da Instituição. Pensando nessa realidade e na falta de recursos orçamentários para atender a todos, o reitor do IFRN, professor José Arnóbio, explica que está sendo construída uma campanha para solicitar doações de equipamentos. "Primeiro, agradeço, em nome de todo o Instituto, à Receita Federal por esta ação. Os estudantes do IFRN também agradecem e precisam de nosso auxílio. Estamos construindo uma campanha para receber doações de equipamentos e distribui-los entre os estudantes que não estão conseguindo acompanhar as aulas em razão da ausência de um computador ou tablet. Esperamos contar com a participação de todos que puderem contribuir", enfatizou o reitor.

No evento de assinatura do Ato de Destinação de Mercadorias em favor da IFRN e entrega das mercadorias, que aconteceu nesta segunda-feira (7), estiveram presentes: o Delegado da Receita Federal do Brasil em Natal, Auditor-Fiscal Wyllo Marques Ferreira Júnior; Flavio Ferreira, Diretor Geral do IFRN - Campus Canguaretama; Evantuy Oliveira, Coordenador do Curso de Informática do IFRN - Campus Canguaretama; e José Arnóbio, Reitor do IFRN. 

"Mais uma vez, em situação de crise mundial, com pandemia da  Covid-19, a Receita Federal atua com sua missão institucional, administrando o sistema aduaneiro e contribuindo para o bem-estar social do País", declarou o delegado geral da Receita Federal do Brasil em Natal.

Texto: Ana Mickelina \ DRF Natal e Asce/IFRN