formação continuada
Quinta palestra do Curso de Formação Continuada acontece nesta quarta-feira
Com o tema "Decreto nº 10.656/2021 e as perspectiva atuais de financiamento para a Educação Profissional", aula será ministrada pela professora Maria Aparecida dos Santos Ferreira, do IFRN
Publicada em 09/11/2021 ― Atualizada em 30 de Março de 2023 às 00:49

Nesta quarta-feira, 10 de novembro, a partir das 19h, acontecerá mais um encontro do curso “Pensando e Fazendo Educação Profissional, Científica e Tecnológica: os Desafios da Construção Coletiva”, realizado pela Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Proen/IFRN). O evento vem sendo realizado de forma on-line, com palestras ministradas por pesquisadores nacionais renomados, transmitidas pelo Canal do YouTube IFRN Oficial.
A ação compõe a programação da Formação Pedagógica 2021 para servidores e servidoras do IFRN, integrando a agendamento das Reuniões Pedagógicas dos campi do Instituto. O quinto encontro do curso contará com a participação da professora Maria Aparecida dos Santos Ferreira, do IFRN, que ministrará uma aula com o tema "Decreto nº 10.656/2021 e as perspectiva atuais de financiamento para a Educação Profissional".
Encontros anteriores
A primeira palestra do curso “Pensando e fazendo Educação Profissional, Científica e Tecnológica: os Desafios da Construção Coletiva” foi ministrada pelo professor Gaudêncio Frigotto, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), no dia 16 de junho. Já o segundo encontro ocorreu no dia 14 de julho, com a participação da professora Marise Nogueira Ramos, também da UERJ e da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV-Fiocruz), abordando o assunto “O projeto de formação humana do ensino médio integrado: avanços, possibilidades, desafios e limites”.
O terceiro encontro foi realizado no dia 11 de agosto, cuja palestra foi ministrada pelo professor Adilson César de Araújo, do Instituto Federal de Brasília (IFB), com o tema: "A reforma do ensino médio e suas implicações para o ensino médio integrado na RFEPCT". No dia 18 de setembro ocorreu a quarta palestra, ministrada pela professora Mônica Ribeiro da Silva, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com o tema "Novas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica (Resolução CNE/CP nº 1/2021) e os Institutos Federais: Ameaças e Resistências".
O curso possui certificação, que será emitida para os inscritos que cumprirem, no mínimo, 75% de participação. As atividades vão até dezembro deste ano e acontecem sempre às 19h das quartas-feiras.
Cronograma
10 de novembro
Tema | Decreto nº 10.656/2021 e as perspectiva atuais de financiamento para a Educação Profissional |
Palestrante | Maria Aparecida dos Santos Ferreira |
Instituição | Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
8 de dezembro
Tema | A BNC-Formação (Resolução CNE/CP nº 2/2019): impactos na formação inicial e continuada dos docentes |
Palestrante | Acácia Zeneida Kuenzer |
Instituição | Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
- Palavras-chave:
- ensino