Prorrogadas as inscrições em editais da Extensão

Os interessados podem submeter suas propostas até o dia 27 de março

Publicada em 20/03/2017 Atualizada há 1 ano

Com o objetivo de oportunizar a maior participação de servidores, uma vez que grande parte se encontrava de férias, a Pró-Reitoria de Extensão do IFRN (Proex) prorrogou até o dia 27 de março as inscrições para 4 editais de fomento lançados em janeiro deste ano.  Estão sendo oferecidas oportunidades para o programa Mulheres Mil, Financiamento de Projetos, Núcleo de Extensão e Práticas Profissionais e Núcleo de Artes. Além disso, a Proex lançou ainda neste ano o edital para submissão de projetos em fluxo contínuo. As propostas devem ser submetidas pelo Suap.

A fim de orientar melhor os servidores sobre as regras dos editais e os processos de seleção, a equipe da Proex vai realizar nesta quarta, 22 de março, às 15h, uma webconferência. Para assistir, basta acessar o link https://ead.ifrn.edu.br/ava/webconf/. Confira as oportunidades.

Mulheres Mil

O primeiro lançado foi o de seleção de cursos do Programa Mulheres Mil, Edital Nº 01/2017, que prevê a escolha de cursos que serão postos em prática durante o ano de 2017. Propostas serão aplicadas em 20 campi do IFRN. As inscrições seguem abertas até o dia 27 de março de 2017, via SUAP e as propostas deverão ser elaboradas e enviadas pelos coordenadores dos projetos.

Com duração inicial prevista para cinco meses e com aulas, no máximo, três vezes por semana, o edital estipula a implementação de 20 projetos do Programa Mulheres Mil, com a meta de 30 matrículas por cada unidade do IFRN, totalizando o atendimento de 600 mulheres de baixa renda, vulneráveis socialmente e com baixo nível de escolaridade. Os cursos deverão ser concluídos até o dia dois de dezembro de 2017.

Financiamento de projetos

O terceiro edital disponibilizado aborda as condições para submissão de propostas de projetos de extensão ao Edital Nº 02/2017 da Proex, acessível aos servidores docentes e técnico-administrativo do quadro permanente. Custeado por recursos destinados ao Programa de Apoio Institucional à Extensão, o edital tem o objetivo de selecionar projetos de extensão de acordo com temáticas das áreas de Comunicação, Cultura e arte, Direitos humanos e justiça, Educação, Meio ambiente e recursos naturais, Saúde, Tecnologia e produção e Trabalho, totalizando 70 propostas. Os projetos serão executados no exercício de 2017 – entre 2 de maio e 2 de dezembro – nos 21 campi do IFRN. As propostas deverão ser elaboradas e enviadas pelos coordenadores dos projetos, no módulo Extensão do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), até 27 de março de 2017.

Núcleo de Extensão e Práticas Profissionais

O quarto edital publicado tem o objetivo de criar 13 núcleos de extensão e prática profissional (NEEP), voltados para que os alunos do IFRN possam aperfeiçoar os conhecimentos adquiridos durante a formação. No Edital nº 3/2017, podem submeter projetos todos os professores efetivos do IFRN, professores substitutos só poderão participar como membro da equipe. O edital ainda oferta vagas para bolsistas nos campi em que é direcionado; Apodi, Caicó, Canguaretama, Ceará Mirim, Ipanguaçu, João Câmara, Mossoró, Natal Zona Norte, Natal Central, Pau dos Ferros, Santa Cruz e Lajes. O mesmo edital contempla fomento aos projetos desenvolvidos nos núcleos já constituídos dos campi de Currais Novos, Educação a Distância, Macau, Natal Central, Natal Cidade Alta, Nova Cruz, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, São Paulo do Potengi e Parelhas. As inscrições seguem até dia 27 de março.

Núcleo de Artes (Nuarte)

O último edital divulgado é voltado para seleção de projetos do Núcleo de Arte, presente nos 21 campi do IFRN, regida pelo Edital nº 04/2017. O documento prevê  o fomento aos projetos a serem desenvolvidos nos núcleos já em funcionamento nos demais 19 campi do Instituto. Os Núcleos de Arte do IFRN, constituídos através de portaria do Diretor-Geral de cada campus, irão desenvolver atividades artísticas, de forma contínua, em Projetos ou Programas de extensão cujos processos e produtos sejam reconhecidos como relevantes pela PROEX.