Pós-graduação
IFRN inicia reuniões com programas de Pós-Graduação Stricto Sensu
Primeiro encontro ocorreu nessa quarta-feira (24), promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação
Publicada em 25/02/2021 ― Atualizada em 29 de Março de 2023 às 23:53

Aconteceu, na última quarta-feira (24), a primeira de uma série de reuniões realizadas pela Coordenação de Pós-Graduação (COPPG) da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do IFRN (PROPI) com representações dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (PPG) institucionais. O encontro, realizado por videochamada, foi com membros do Programa de Pós-Graduação em Uso Sustentável dos Recursos Naturais (PPgUSRN), vinculado ao Campus Natal-Central (CNAT) e coordenado pelo professor Jean Tavares. A ocasião contou ainda com a presença de professores e estudantes.
Estiveram, pela Propi/IFRN, a coordenadora das ações de Pós-Graduação (COPPG), professora Francinaide Nascimento, o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, professor Avelino de Lima Neto, a coordenadora da Editora do Instituto, Gabriela Raulino, e o diretor de Inovação Tecnológica, João Teixeira. Pelo Campus Natal-Central, esteve o diretor de Pesquisa, Handson Pimenta.
Fortalecimento da pós-graduação
A professora Francinaide Nascimento afirma que “o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-2026 aponta como objetivo estratégico (PA-7) a consolidação da oferta de pós-graduação. Essa rodada de reuniões é um primeiro esforço da PROPI para escutar coordenações, discentes e docentes e sistematizar o trabalho para os próximos anos”. Antes da reunião, as coordenações responderam um formulário para um diagnóstico inicial de desafios e potencialidades dos PPG.
Francinaide iniciou a pauta apresentando as ações já realizadas pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação desde 2019, ainda na gestão do professor Márcio Azevedo. Em seguida, o pró-reitor Avelino indicou algumas considerações e ações da Propi/IFRN face às respostas ao formulário. Ainda na oportunidade, o coordenador e os professores do Programa elencaram algumas necessidades e desafios, sobretudo relacionados às reduções orçamentárias e aos apoios necessários à gestão sistêmica, tais como elevada carga-horária dos professores, infraestrutura para funcionamento do Programa e recursos para tradução de artigos e realização de experimentos. Na reunião, a equipe da Pró-Reitoria ainda prestou esclarecimentos sobre editais e recursos disponíveis.
Próximos encontros
Os próximos encontros realizados pela COPPG/PROPI acontecerão no mês de março, conforme a agenda:
04/03/2021 (quinta-feira), das 14h30 às 15h30 - MNPEF - PROPI - DIPEQ/CNAT;
10/03/2021 (quarta-feira), das 14h30 às 15h30 - PROFEPT - PROPI - COPEIN/MO;
17/03/2021 (quarta-feira), das 14h30 às 15h30 - POSENSINO - PROPI - COPEIN/MO; e
25/03/2021 (quinta-feira), das 14h30 às 15h30 - PPGEP - PROPI - DIPEQ/CNAT.
- Palavras-chave:
- ensino