Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

PDI

Projetos Estratégicos são o foco do Plano de Desenvolvimento Institucional do IFRN

Em reunião, Comissão tratou do novo PDI a longo prazo

Publicada em 01/03/2019 Atualizada há 1 ano

Da esquerda para a direita: Patrícia Albuquerque e Solange Thomaz

Na manhã da última quarta-feira (28), a Comissão Temática Central realizou uma reunião que tratou da retomada do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFRN. O encontrou contou com a apresentação dos Projetos Estratégicos e o levantamento de informações acerca do trabalho desenvolvido até o ano atual. Além do reitor, professor Wylllys Tabosa, membros das demais Comissões também marcaram presença.

Solange Thomaz, membro da Comissão, explica que os projetos são o elo entre as estratégias que estão sendo definidas. “Esses projetos são o que, de fato, vão fazer as atividades se direcionarem para o PDI. Hoje, o que eu faço aqui ou o que qualquer outro servidor faz, vai ter o direcionamento estratégico muito claro”, disse. Solange explicou, ainda, que a retomada também teve o intuito de lembrar que Plano foi estendido até 2026: “quando o trabalho foi iniciado, em abril do ano passado, nós tínhamos uma perspectiva de trabalhar com base em 5 anos, ou seja, até 2023. Contudo, em novembro de 2018, fomos recredenciados pelo Ministério da Educação (MEC) para atuar por mais oito anos”, concluiu.

Novo PDI

De acordo com Patrícia Albuquerque, assessora de Planejamento Estratégico, o novo PDI está sendo construído com a ferramenta Balanced Scorecard (BSC). Segundo ela, a ferramenta estabelece uma visão de futuro. “Através da BSC, construímos um ápice estratégico, onde podem ser vistos todos os propósitos que almejamos alcançar ao longo dos 8 anos, realizando assim, a nossa missão institucional” afirmou.

O Plano terá um caráter de transparência, ainda de acordo com Patrícia. É a partir da implementação que será aplicado o chamado “farol de desempenho”. “Questões como, ter conhecimento do êxito e permanência dos nosso alunos na Instituição, publicações; como é distribuído o nosso orçamento (...) tudo isso será apresentado como modelo de planejamento, configurando o novo PDI”.

O plano

O PDI é um documento exigido pelo decreto 5773/2006 e nele, entre outras informações, está descrita a atuação da Instituição. É um plano de gestão que considera a identidade da instituição para o estabelecimento dos objetivos e metas estratégicas. Trata-se de um documento não só norteador da gestão como também definidor da natureza da instituição.  Nele estão incluídos, por exemplo, o Plano Político Pedagógico (PPP); o Plano Diretor de Infraestrutura Física dos campi e da Reitoria; o Planejamento Estratégico; a política de Educação a Distância e a Avaliação de Desenvolvimento Institucional.

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas