Ciência e Tecnologia
Projetos do IFRN representam o Rio Grande do Norte na Mostratec 2013
Alunos dos Câmpus João Câmara e Natal-Zona Norte participam do evento em Novo Hamburgo
Publicada em 23/10/2013 ― Atualizada há 1 ano, 7 meses
Cinco projetos do Câmpus Natal-Zona Norte e um do Câmpus João Câmara do IFRN estão representando o Rio Grande do Norte na 26ª edição da Mostra Brasileira e Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec). O evento acontece até o dia 25 de outubro em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, e é uma das maiores mostras educacionais realizadas no Brasil.
Estão participando da Mostratec os projetos "Konnect", do Câmpus João Câmara, e cinco projetos do Câmpus Natal-Zona Norte, o "ECO Brise - Conforto e eficiência energética para ambientes"; "Estudo de adsorção em quitosana, de íons cobre II presentes na água produzida do petróleo"; "Regeneração de adsorvente oriundo de biomassa poluidora - dessorção de íons metálicos"; "Green Wall: Brise Vegetal Autossuficiente" e "Rosquinha Sustentável - Uma alternativa social para o consumo de energia no IFRN-ZN".
Saiba mais detalhes sobre os projetos:
Konnect
Desenvolvido na região do Mato Grande pelos alunos Allyson José e Louyse Ângelo, do IFRN Câmpus João Câmara, e pelo estudante Anderson Pablo, da UFERSA, sob orientação do professor Edmilson Campos, também do Câmpus João Câmara, utiliza conceitos de marketing e realidade aumentada, unidos em uma única plataforma de entretenimento, para agregar visibilidade e interatividade a eventos, campanhas publicitárias ou locais com grande fluxo de pessoas. O objetivo é capturar informações sobre o evento publicadas em redes sociais para posterior exibição em uma tela interativa à disposição dos participantes. O público é convidado a interagir com a plataforma com seus próprios gestos, através de um dispositivo Kinnect®, e com isso concorrer a prêmios durante as ações. O projeto ficou em 3º lugar na categoria ensino médio da I Mostra Tecnológica do IFRN, realizada de 4 a 6 de julho de 2013 no Câmpus Currais Novos, o que credenciou para a participação na Mostratec 2013. O Konnect também será apresentado no Campus Natal-Central do IFRN, no período de 6 a 9 de novembro, durante a EXPOTEC 2013.
ECO Brise - Conforto e eficiência energética para ambientes
O projeto consiste na confecção de um brise-soleil, que é um dispositivo arquitetônico para paredes ou janelas no intuito de diminuir a incidência direta de radiação solar, evitando assim a concentração excessiva de calor em ambientes internos. Com o 4º lugar do artigo na categoria ensino médio da I Mostra Tecnológica do IFRN, os alunos do curso técnico em Eletrônica Allyson Borges, Caio Celso Azevedo e Joatã Oliveira também foram premiados pela Pró-Reitoria de Pesquisa do IFRN, que promoveu a Mostra no Instituto, com o credenciamento para a Mostratec. A orientação do trabalho ficou por conta de Marcus Vinícius Fernandes e a coorientação por Pedro Ivo Nascimento e Aécio Farias.
Green Wall: Brise Vegetal Autossuficiente
O projeto tem como objetivo a melhoria da eficiência energética através do uso do dispositivo que dá nome ao trabalho e serve como anteparo para as paredes e/ou janelas de edificações. A sua utilização evita que o excesso de radiação solar aqueça essas superfícies, melhorando a eficiência térmica de ambientes internos. Ele proporciona também o aumento da área verde em áreas urbanas ao ocupar espaços verticais com vegetação. A pesquisa está sendo desenvolvida pelos alunos Felipe Madureira, Jéssica Brasil e Maiany Alves e coordenado pela mesma equipe do projeto anterior.
Rosquinha Sustentável - Uma alternativa social para o consumo de energia no IFRN-ZN
A proposta do projeto é desenvolver uma unidade autônoma de fornecimento de energia elétrica, como produto da energia solar, por meio de painéis fotovoltáicos de baixo custo e de fácil montagem e manuseio nas "rosquinhas" da área de convivência do Câmpus. A ideia teve origem na necessidade de alunos e visitantes do Instituto de locais para carregar celulares e outros aparelhos eletrônicos utilizados no dia a dia. Sob a coordenação do professor Pedro Ivo Nascimento, a equipe de trabalho composta pelos alunos Andrialex da Silva, Gabriella Cândida, Jessiely Oliveira e Taynara Lázaro participou da Mostra Tecnológica do IFRN e, de 1º a 5 de agosto de 2013, e representa o IFRN na 9ª edição da Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia, que acontece em outubro em Pernambuco.
Regeneração de adsorvente oriundo de biomassa poluidora - dessorção de íons metálicos
O trabalho testou condições para regenerar e reutilizar um agente adsorvente (pó insolúvel capaz de absorver as toxinas ou outras substâncias em sua superfície) oriundo de resíduos sob diferentes condições experimentais. Após essa remoção, certos metais podem ser aproveitados em outras aplicações e o material adsorvente (a quitosana, neste caso) pode ser tratado adequadamente para ser reutilizado em processos semelhantes. Coordenador do projeto, o professor Roberto Lima explica que não adianta remover metais de uma água poluída e simplesmente descartá-los como lixo, mas eles podem ser reaproveitados da mesma forma que o agente adsorvente. Assim como ele, os alunos Andreon Souza, João Lucas e Douglas Lima terão na Mostratec a primeira oportunidade para apresentar a pesquisa.
Estudo de adsorção em quitosana, de íons cobre II presentes na água produzida do petróleo
A pesquisa científica propõe o reaproveitamento da biomassa poluidora (lixo) oriunda de crustáceos, largamente encontrada no litoral potiguar, para remoção de metais tóxicos e pesados da água que acompanha a extração do petróleo. Sob a coordenação do professor Roberto Lima, o trabalho, desenvolvido pelos alunos do curso técnico integrado em Eletrônica Andrew Medeiros, Anderson Marques e Mário Neto, conquistou o Prêmio ABRIC (Associação Brasileira de Incentivo à Ciência) de Excelência em Iniciação Científica, durante a participação na Expo MILSET Brasil, feira tecnológica anual, que aconteceu de 20 a 24 de maio de 2013, em Fortaleza/CE. Como recompensa pelo desempenho na mostra, a equipe vai receber orientação para elaborar um artigo científico a ser publicado no periódico da associação, o Scientia Prima.
>> A Mostratec é uma feira de ciência e tecnologia realizada anualmente pela Fundação Liberato, no Rio Grande do Sul. A edição 2013 do evento conta com a apresentação de 350 projetos de pesquisa do Brasil e do mundo em diversas áreas do conhecimento humano, desenvolvidos por jovens cientistas do ensino médio e da educação profissional de nível técnico. Paralelamente à mostra, acontece também o Seminário Internacional do Ensino Técnico, o Salão de Inovação, a Robótica Educacional e a prática de atividades esportivas e culturais.
- Palavras-chave:
- pesquisa