Campus Natal - Cidade Alta

Projetos de encerramento de disciplinas podem se tornar startups

Alunos do Campus Natal-Cidade Alta apresentaram trabalhos baseados em protótipos funcionais de seus sites e aplicativos

Publicada em 15/07/2019 Atualizada há 1 ano

Dentre os trabalhos apresentados, três projetos eram focados no Sistema Unificado de Administração Pública (Suap) do IFRN

Foi realizada, na última segunda-feira (8), a cerimônia de encerramento das disciplinas de Planejamento Visual em Design para Web (da professora Ivana Costa) e Projeto Multimídia de Website (do professor Fellipe Câmara), do Curso Técnico Integrado em Multimídia do Campus Natal-Cidade Alta do IFRN. Na ocasião, foram apresentados protótipos funcionais de seus sites e aplicativos. "Os alunos encontraram soluções bastante criativas e eficientes e com grande potencial de se tornarem startups", avaliou Fellipe. Dentre os trabalhos apresentados, três projetos eram focados no Sistema Unificado de Administração Pública (Suap) do Instituto.

A princípio, os estudantes deveriam desenvolver soluções criativas para problemas que identificaram por meio de pesquisas nas comunidades interna e externa ao Campus. Foram produzidos e testados, junto a usuários em potencial, wireframes (desenho inicial, espécie de protótipo que demonstra de forma direta a arquitetura de como o produto final será) que, por meio de avaliação cooperativa, geraram feedbacks relevantes para a implementação da versão final de cada projeto. "Ao todo, foram desenvolvidas 12 soluções digitais, aplicando-se os conceitos do desenvolvimento de interface focado no usuário e arquitetura da informação, além da avaliação cooperativa e prototipagem de baixa e alta fidelidade", disse o professor.

Pensando nessa possibilidade, a convite, estiveram presentes ao evento Walter Leite (consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae/RN e editor do blog Vá Conferir, que aborda o turismo voltado para a melhor idade); e Fábio Rocha, representante da Coordenação de Sistemas de Informação (Cosinf) do IFRN, responsável pelo Suap. Na ocasião, Fábio solicitou que os projetos fossem encaminhados à Pró-Reitoria de Ensino (Proen) do Instituto: "as apresentações foram extremamente positivas. Diante dos resultados, com futuras ações, os professores trabalharão juntamente aos alunos, na perspectiva de que alguns projetos possam ser executados", afirmou.

Startup

Empresas startup são iniciantes e buscam a inovação em qualquer área ou ramo de atividade, procurando desenvolver um modelo de negócio escalável e que seja repetível. Do inglês, representa o ato de começar algo, normalmente relacionado com companhias e empresas que estão no início de suas atividades e que buscam explorar atividades inovadoras no mercado.

Um modelo de negócio é a forma como a empresa gera valor para os clientes. Sendo ele escalável e repetível, com o mesmo modelo econômico, a empresa deve atingir um grande número de clientes e gerar lucros em pouco tempo, sem haver aumento significativo dos custos.

extensao