Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão

Projetos buscam solucionar problemas encontrados na sociedade

Simpósio levou a Caicó uma mostra das ações desenvolvidas pelo IFRN

Publicada em 30/11/2017 Atualizada há 1 ano

Projeto utiliza produtos recicláveis

A Extensão é a área do IFRN que promove o desenvolvimento de ações voltadas a beneficiar diretamente a sociedade. Em articulação com os processos de ensino e de pesquisa, servidores e estudantes extensionistas avaliam as problemáticas encontradas nas regiões dos 21 campi do IFRN a fim de propor ações que ajudem a solucioná-las. Com o objetivo de apresentar à sociedade parte das atividades desenvolvidas nesse contexto, a Pró-Reitoria de Extensão do Instituto levou para a III Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão (Secitex) o seu V Simpósio de Extensão.

A Secitex aconteceu em Caicó, na Ilha de Santana, de 28 a 30 de novembro, organizada pelo Campus do Instituto situado na cidade do Seridó. Todo  projeto conta com um servidor orientador e estudantes bolsistas. Para implementá-los, é necessária a pesquisa de identificação da problemática, a proposta metodológica para resolvê-la e a ação efetiva de aplicação.

Foi assim que nasceu a Cinemateca Potiguar, do IFRN Cidade Alta. Percebendo a ausência de um espaço físico para guardar e promover a produção audiovisual potiguar, a professora Mary Land Brito articulou a criação do espaço. "A Secitex foi um momento para nossos bolsistas apresentarem o projeto na Mostra de Extensão. Aproveitamos o evento para exibir filmes com o apoio do laboratório móvel de informática do Campus EaD, que funciona dentro de um ônibus. Recebemos crianças que nunca tinham assistido a filmes produzidos no estado. Surgiu então a proposta de criar uma mostra itinerante que rode o estado. Estamos muito animadas", comemorou Mary Land, que coordena o projeto em conjunto com a professora Vanessa Paula Trigueiro.

Ianca Rodrigues é aluna do Curso Técnico Integrado em Informática do IFRN Santa Cruz. Junto a outros 12 estudantes voluntários, dois bolsistas e orientada pela professora Laíze Araújo, de Espanhol, ela começou a pensar em uma forma de melhorar a aprendizagem de alunos de escolas públicas da região. Foi assim que surgiu a ideia de desenvolver jogos educativos com material reciclável. O projeto atua na Escola Pedro Severino Bezerra (Caic). "Nós apresentamos o projeto aos professores e aí eles nos passam as dificuldades dos alunos. De acordo com essas dificuldades a gente desenvolve os jogos. A gente leva os jogos, mostra como funciona e os professores aplicam em suas aulas. Depois dos joguinhos, os alunos tiveram grande avanço. Eles fazem competição para ver quem monta mais rápido as tarefas e quando vão fazer as atividades estão bem mais afiados", explicou a estudante extensionista.

O Simpósio de Extensão levou nesta ano para Caicó a apresentação de 131 projetos. Para a pró-reitora de Extensão, a Secitex 2017 mostrou ao Seridó a dimensão do que o IFRN realiza em ensino, pesquisa e extensão. "Foi um divisor de águas nos eventos institucionais, com a participação efetiva da comunidade nesses três dias", declarou.

extensao