Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Extensão

Projeto vai fomentar grupos de economia solidária no Rio Grande do Norte

Um número de 60 grupos será assessorado pela iniciativa, que conta com participação da Funcern

Publicada em 13/01/2017 Atualizada há 1 ano

Nos últimos dias 9 e 10 de janeiro, segunda e terça-feira, ocorreu no IFRN Campus Natal-Central, o seminário de planejamento das ações do projeto de Economia Solidária do IFRN. Essa é a primeira parceria no Brasil de um Instituto Federal com o Ministério do Trabalho, através da Secretaria Nacional de Economia Solidária, Senaes. 

Com foco em mulheres e jovens de baixa renda, o projeto tem como objetivo capacitar, fortalecer e fomentar grupos de economia solidária no Rio Grande do Norte. Na ocasião, reuniram-se os núcleos do programa dos Campus Natal-Central e Mossoró, além dos colaboradores externos. 

O evento contou com as presenças da pró-reitora de Extensão, profa. Régia Lopes, a diretora em exercício do Campus Natal-Central, Tânia Costa, e do coordenador de projetos da Funcern, Emerson Cortez. Para Maria Soares e Teresa Freire, coordenadoras do projeto em Natal, essa iniciativa, pioneira no estado, consolida o vínculo da Senaes e do Instituto Federal nos debates sobre Economia Solidária, sendo promissora e inovadora, significando oportunidade de trabalho tanto para os grupos assessorados quanto para o IFRN, que pode tirar dessa experiência práticas e cursos para suas unidades. 

No Seminário, foi definido o nome social do projeto: “GerAção Solidária - Mulheres e Jovens na Economia Solidária”, e o calendário de ações, que já foi iniciado e está na etapa de finalização da metodologia e do diagnóstico dos 60 grupos que serão assessorados pela iniciativa. Segundo as coordenadoras de Mossoró, Francisca Torres e Viviana Bezerra, o GerAção Solidária vai fortalecer ainda mais as redes de comércio solidário e autogestionário que já são uma realidade forte no oeste potiguar, na perspectiva da inclusão e incentivo da participação de mulheres e jovens e da construção da sua autonomia.

Fonte: assessoria de comunicação da GerAção Solidária - Mulheres e Jovens na Economia Solidária Fotos: Teotônio Roque / FUNCERN