Campus Apodi

Projeto sustentável reduz o uso de embalagens plásticas

"IFmenosplástico" foi desenvolvido por estudantes do Campus

Publicada em 09/12/2019 Atualizada há 12 meses

Da esquerda para a direita: Marcos Jácome, Arabela de Melo, Laisla Paiva e Dayane Veloso

Com o objetivo de adequar as causas sustentáveis para reproduzir o gerenciamento de resíduos sólidos, amenizar os problemas ambientais e sociais e contribuir com o equilíbrio ecológico, estudantes do Campus Apodi/IFRN desenvolveram o projeto "IFmenosplástico". A iniciativa viabilizou, primeiramente, a redução do uso de plásticos da cantina a fim de apoiar o desenvolvimento sustentável dentro do Campus.

Diante disto, os alunos Arabela de Melo, Dayane Veloso, Marcos Jácome e Laisla Paiva, sob orientação do professor Semuel Ebenézer, aplicaram um questionário em 18 turmas, sendo: oito turmas de Agropecuária, quatro de Biocombustíveis, quatro de Informática e duas turmas de Agropecuária (Técnico Subsequente). Além disso, o questionário foi estendido para os servidores do Campus Apodi.

Resultados

A pesquisa afirmou que 92% dos participantes não vêem como um problema a retirada dos plásticos que estão envoltos aos talheres do almoço. Para 96% deles, também não haveria problema se os plásticos distribuídos com os salgados fossem substituídos por guardanapos de papel. Já 91% aprovou o o corte dos copos de plástico utilizados diariamente para tomar café, ressaltando que, aos que tomam, a nova alternativa seria trazer o próprio copo/caneca.

"Agora, com base nos resultados alcançados, a partir do do ano letivo de 2020, a cantina do Campus não irá mais utilizar as embalagens plásticas dispensáveis mencionadas nas vendas", afirmou Semuel Ebenézer, orientador do projeto.

extensao
servidores