Projeto Revegetar disputa o 1º lugar no Prêmio Top de Energia

Resultado será divulgado no dia 17/10

Publicada em 27/09/2011 Atualizada há 1 ano

O Projeto Revegetar, executado por estudantes e servidores do Campus Ipanguaçu do IFRN, está entre os cinco melhores do País na seleção do Prêmio Top Energia de Responsabilidade Ambiental  O projeto tem apoio da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (Funcern) e é coordenado pelo professor Júlio Justino de Araújo.

O Projeto Revegetar foi executado entre 2007 e 2009, financiado pela Petrobras e pela Usina Termoelétrica Jesus Soares Pereira, antiga Termoaçu. A ação fez parte da contrapartida da indústria para operar na região, requisito do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (IDEMA) na concessão da licença ambiental.

Através de um convênio entre PETROBRAS/IFRN/FUNCERN foi elaborado um projeto para revegetar 16 hectares e construir um viveiro de mudas e ações de Educação Ambiental. Cerca de 20 alunos e cinco servidores dos cursos de Agroecologia e Informática participaram da ação, durante 30 meses.

A região escolhida para o plantio foi à mata ciliar do Rio Açu, desmatada por produtores locais, cuja devastação favorece o assoreamento dos rios e enchentes. “Esse projeto tem aspectos que envolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão, pois os estudantes tiveram aulas práticas na execução, cinco deles apresentaram seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) sobre o assunto, e houve importantes atividades de pesquisas sobre a identificação e adaptação de espécies de planta àquela região, quebra de dormência de sementes das plantas nativas”, explicou o coordenador do Revegetar, Profº Júlio Justino de Araújo, que é também coordenador de Extensão do Campus Ipanguaçu.

Além disso, foram ministradas aulas de educação ambiental a alunos de escolas públicas e produtores locais no município de Alto do Rodrigues e foram produzidas mudas para uso em aulas práticas e estágios na área de Agroecologia. “Esse estudo resultou inclusive em projetos de arborização para cidades do estado”, complementou o professor. O projeto também deixou para a comunidade uma trilha ecológica que pode ser visitada e utilizada para fins pedagógicos.

Amanhã (30), o professor Júlio Justino e a engenheira ambiental da usina, Hannelore Alves, vão apresentar o Projeto Revegetar a uma banca durante evento nas instalações da Petrobras, no Rio de Janeiro. No próximo dia 17 de outubro, o grupo volta à cidade para entregar o certificado dos cinco melhores e anunciar o vencedor do prêmio.