Crab

Projeto que facilita mobilidade de cadeirantes será apresentado no Caldeirão do Huck

O projeto foi desenvolvido por alunos do Campus Zona Norte. Programa deve ser veiculado no dia 26

Publicada em 01/09/2015 Atualizada há 1 ano

Alunos e professores responsáveis pelo projeto com o apresentador Luciano Huck O projeto Crab (caranguejo, em Inglês), desenvolvido no Campus Natal-Zona Norte, será apresentado no quadro Jovens Inventores do programa Caldeirão do Huck, da Rede Globo. O Crab consiste em um robô motorizado para facilitar a mobilidade de cadeirantes na areia da praia. Ele foi criado pelos alunos do curso técnico integrado em Eletrônica Iago Souza e Maraysa Araújo, com orientação dos professores João Teixeira e Arthur Salgado.

Os 2 professores e 2 alunos estiveram no último final de semana no Projac, estúdio de gravação da Rede Globo, para apresentar o projeto. A participação deverá ser veiculada no dia 26 de setembro. O programa vai ao ar às 15h30.

Para o professor João Teixeira, foi um orgulho ver os alunos participando do programa. "Em certo momento, quando vi os alunos ali para apresentarem o projeto, olhei para o professor Arthur e comentei: olha só onde nós chegamos!", destaca o orientador.

O mini-protótipo Crab foi idealizado e produzido pelos alunos como resultado de pesquisa desenvolvida na parceria do IFRN com a Universidade Petrobras, através do Programa de Formação de Recursos Humanos (PFRH). Em março de 2015, o trabalho conquistou o primeiro lugar da categoria Robótica na IX edição do Concurso Latino-Americano de Projetos de Computação, realizado em Guadalajara, no México.