Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Acessibilidade

Projeto “Moda e Acessibilidade” é apresentado ao vereador Tércio Tinoco

Projeto alia tecnologia assistiva e design inclusivo para promover o acesso de pessoas com deficiência ao trabalho na moda

Publicada por Mirelly Sampaio em 22/10/2025 Atualizada em 22 de Outubro de 2025 às 17:49

Nesta terça-feira, 21, a Diretoria de Inovação Tecnológica (Ditec), do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), realizou a apresentação do projeto “Moda e Acessibilidade: Estilo Para Todos” e do protótipo de máquina de costura adaptada para pessoas com deficiência física ao vereador natalense, Tércio Tinoco. O encontro faz parte de uma série de apresentações do projeto pela Ditec, para dialogar com a ampliação e aperfeiçoamento do projeto com a sociedade.

Projeto Moda e Acessibilidade
Projeto Moda e Acessibilidade

O projeto, que foi desenvolvido no âmbito da Diretoria de Inovação Tecnológica (Ditec) pelo gestor do Hub de Inovação do IFRN, Jorge Rabelo, tem como objetivo promover autonomia e inclusão produtiva de pessoas com deficiência física, especialmente aquelas com mobilidade reduzida nos membros inferiores. A iniciativa surgiu a partir da percepção das dificuldades enfrentadas por pessoas com deficiência para operar máquinas de costura convencionais, que tradicionalmente dependem do uso dos pés para o acionamento do pedal.

O protótipo desenvolvido consiste em um acessório adaptado à cadeira de rodas que permite o acionamento da máquina de costura eletrônica. A solução possibilita que pessoas com deficiência física participem diretamente do processo da confecção por meio da costura.

Jorge Rabelo, gestor do Hub de Inovação do IFRN e desenvolvedor da patente. Foto: Lucas Marques
Jorge Rabelo, gestor do Hub de Inovação do IFRN e desenvolvedor da patente. Foto: Lucas Marques

Durante o encontro, foi apresentado o conceito do projeto, sua metodologia e os resultados esperados, com destaque para o dispositivo assistivo desenvolvido e patenteado pelo IFRN. Jorge Rabelo, categorizou como “importantíssima” a ida do vereador Tércio Tinoco para apresentação do projeto e as contribuições levantadas por ele para aperfeiçoamento do dispositivo, e do projeto como um todo.

Já o vereador Tércio Tinoco comentou ao conhecer o projeto: “Gostei bastante, é algo cem por cento sendo inclusivo e um projeto inovador.” Tércio disse ainda que é a primeira que conheceu algo nesse sentido, um projeto amplo e que tem a capacidade de auxiliar pessoas com deficiência física, interessadas em costura ou em adquirir uma renda extra, a partir das capacitações.

O vereador também firmou total apoio com o IFRN para parcerias e articulações, com intuito de difundir o projeto: “Estou aqui para contribuir no crescimento. Tenho muitos amigos que querem se restituir ao mercado do trabalho, especialmente no mercado da costura, finalizou.

O diretor de Inovação Tecnológica, João Teixeira, destaca que o projeto reflete de forma concreta a missão institucional do IFRN de integrar ensino, pesquisa e extensão em benefício da sociedade, promovendo inovação com impacto social. Segundo ele, a iniciativa alia tecnologia e inclusão produtiva, transformando o conhecimento científico em uma solução prática para ampliar oportunidades de trabalho e autonomia para pessoas com deficiência.

Projeto Moda e Acessibilidade
Projeto Moda e Acessibilidade

João Teixeira acrescenta que o projeto também contribui para o fortalecimento da economia criativa local, especialmente entre mulheres cadeirantes, por meio da capacitação em costura eletrônica assistiva e da revitalização do ecossistema de moda no bairro Cidade Alta, favorecendo o desenvolvimento social e econômico da região.

Próximos passos

Jorge Rabelo explica que logo após a inauguração do Hub de Inovação, no Centro de Tecnologia e Cultura (CTC) Luzia Vieira de França, os próximos passos são iniciar o projeto com a capacitação voltada para o público de pessoas com deficiência física, além de buscar recursos para a confecção de novos dispositivos.

Os próximos passos incluem também a busca por parcerias com instituições públicas, privadas e do terceiro setor, com o objetivo ampliar as capacitações em costura com o dispositivo. Além disso, a Ditec pretende fortalecer a colaboração com o setor produtivo da moda, ampliando o alcance e o impacto da iniciativa em outras regiões.

Palavras-chave:
Acessibilidade Inclusão Costura Moda