Projeto iniciado no Curso de Sistemas para Internet do IFRN conquista premiação

Estudantes participaram de evento na área de empreendedorismo focado em ação, inovação, educação e diversidade

Publicada por Cecilia Alves em 18/08/2023 Atualizada há 10 meses, 2 semanas

Nos dias 5, 6 e 7 de agosto, ocorreu o Startup Weekend Diversidade e Inclusão em Natal, evento de grande destaque na área de empreendedorismo inovador e startups em nível nacional. O encontro teve a participação de desenvolvedores, programadores e pessoas ligadas ao mundo dos negócios e inovação de várias regiões do Rio Grande do Norte. Dentre as personalidades, representantes do Ecossistema Local de Inovação de Currais Novos (ELI) marcaram presença no evento.

Premiações

Das 16 ideias mais votadas do evento, cinco foram do ELI, e das quatro premiações concedidas no evento, o IFRN alcançou duas: 1º lugar e 3º lugar.

Projeto TáxiZap

Os alunos Gilberth Gabriel e Heriberto Costa, ambos do terceiro período do curso, fizeram parte da equipe que conquistou o 3º lugar com o TáxiZap, um serviço para realizar pedidos de mototáxis. O foco de atuação dessa função seria para o interior do estado, tudo via aplicativo de mensagens. Ações como realizar o pedido, enviar a localização atual, informar o destino e até o pagamento são feitas por meio de um ChatBot no WhatsApp. Para essa integração funcionar, os mototaxistas terão um aplicativo para receber a demanda de forma automática, em tempo real e de qualquer lugar.

A ideia do TáxiZap foi apresentada, inicialmente, no encerramento da disciplina Empreendedorismo, ofertada no curso de TSI do Campus. O professor da disciplina, Danilo Cortez, destacou: “O reconhecimento obtido por eles foi fruto da criatividade e potencial que possuem. Além disso, entendo que a principal premiação que obtiveram foi o networking que fizeram durante o evento. Por fim, saber que a ideia do negócio surgiu na disciplina por mim ministrada, demonstra que estamos no caminho certo.”

O resultado fomenta iniciativas de pesquisa, tecnologia e inovação para toda a comunidade acadêmica do Instituto Federal do Rio Grande do Norte.

Sistemas para Internet