MULHERES JOVENS CIENTISTAS

Projeto do IFRN utiliza o cinema como plataforma de emancipação científica

Alunas do Campus Macau conhecem a trajetória de mulheres cientistas

Publicada em 03/02/2023 Atualizada há 1 ano

As obras escolhidas para exibição visam mostrar o protagonismo feminino na ciência

A sétima arte é uma ferramenta amplamente utilizada no ensino para contar histórias e causar reflexões no público, além de ajudar a compreender as mais variadas temáticas. Com essa premissa, nasceu o projeto “As produções cinematográficas na promoção da inclusão da mulher na Ciência”, realizado no Campus Macau do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

As atividades do projeto consistem nas exibições de filmes com temáticas voltadas ao protagonismo feminino na ciência, mostrando personalidades históricas da área que obtiveram sucesso em suas trajetórias. Recentemente, houve a exibição dos filmes “Estrelas além do tempo” e “Alexandria”, ambas as produções cinematográficas têm como temática principal o protagonismo feminino na ciência, tendo como premissa mulheres que buscam seu lugar em um espaço que por muito tempo foi majoritariamente ocupado por homens. Após a exibição das obras, foram realizados debates e aplicação de questionários aos estudantes, tendo como objetivo ajudar a ter uma visão ampla da ideia de cada um sobre o tema.

A estudante Antonia Iasmin relatou como está sendo a experiência no desenvolvimento das atividades do projeto: “Esses filmes nos ajudam a demonstrar o protagonismo feminino e a força das mulheres na ciência, essas obras foram pensadas para ilustrar essa temática”. Ela ainda relata que conhecer mais as histórias de vida dessas cientistas causa um impulsão na produção de artigos e projetos científicos: “conhecer a história de vida e os contextos dessas mulheres acaba nos inspirando”, ressalta a estudante.

A ação se debruça para envolver as bolsistas do projeto e das estudantes do Campus na cultura científica, conhecendo as trajetórias das cientistas que fazem parte do Campus Macau e daquelas que já passaram por esse espaço, além de tornar conhecida na comunidade acadêmica a trajetória das cientistas mulheres mundo afora, promovendo um aumento da participação feminina nos cursos da área de ciências naturais, principalmente as exatas.

Mulheres protagonistas

A iniciativa vem sendo desenvolvida no Campus Macau do IFRN pelas estudantes Ramiliane Alessandra, Antonia Iasmim Carvalho e Mayara Priscila da Silva, tendo como coordenador o Professor Ítalo Nelson e cooperação da técnica-administrativa em educação (TAE) Robevânia Maracajá e da estudante voluntária Ludymilla dos Santos.

“A representatividade feminina é importante para que possam haver mais formações em determinadas áreas e incentivar mais mulheres a seguir seus objetivos, porque é na pesquisa que encontramos mais diversidades, seja em filmes e até mesmo na ciência, onde diversos fatores levam a soluções”, comenta Mayara Priscila, estudante do Campus Macau.

Mulheres Jovens Cientistas

A série de matérias especiais segue até o dia 23 de março de 2023. Nessa data, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi/IFRN), juntamente com a Assessoria de Comunicação Social e Eventos (Asce/IFRN), vai realizar um evento. O objetivo é realizar uma mesa-redonda sobre pesquisa realizada por mulheres e divulgar os trabalhos desenvolvidos por elas.

Acesse:

Edital n° 8/2022