Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Mulheres Jovens Cientistas

Projeto do IFRN traz reflexões sobre o totalitarismo

Estudantes do Campus Parelhas realizam pesquisa científica a partir da filosofia e da literatura

Publicada em 07/02/2023 Atualizada há 1 ano

Joseane Lucena e Heloisa Silva, pesquisadoras do projeto

As ciências humanas também são objetos de pesquisa científica. Os trabalhos que seguem essa linha podem abordar diversos temas, como a relação entre o homem e o ambiente ao seu redor e quais transformações podem surgir a partir dessa relação. 

Um exemplo é o projeto “Filosofia e Literatura: reflexões sobre o totalitarismo”, desenvolvido pelas alunas do curso Técnico Integrado em Mineração Heloisa Silva, Joseane Lucena e Suyane Clarise, do Campus Parelhas do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). A pesquisa tem o objetivo de realizar um estudo a partir da análise dos mecanismos e fatores abordando as formas de manipulação ideológica, o que caracteriza os movimentos totalitários, e como eles podem influenciar na conduta humana. 

A pesquisa é oriunda da dissertação de mestrado do coordenador do projeto, professor Rodolfo Rodrigues, e tem como base as obras dos filósofos Hannah Arendt e Eric Voegelin. Com o surgimento do projeto, foi priorizada a obra de Arendt e foram acrescentados os escritos de George Orwell, pseudônimo de Eric Arthur Blair. 

Heloisa Silva destaca Hannah Arendt como “uma importante voz para o entendimento das estudantes sobre os movimentos totalitários". Ela completa falando que “o conhecimento a respeito desses mecanismos de manipulação ideológica faz com que o indivíduo saiba identificar esses traços na sociedade que vive. Trabalhos dessa natureza são como uma ferramenta de combate às ideologias totalitárias.” 

A estudante Joseane, também pesquisadora do projeto, vê a ocupação de mais mulheres na pesquisa como uma conquista importante. Para ela, o fato garante que as perspectivas, necessidades e preocupações de pesquisadoras sejam levadas em conta na produção de conhecimento. “Quando as mulheres têm uma participação ativa e equitativa na pesquisa, isso garante que as questões relacionadas a desigualdades de gênero sejam adequadamente abordadas e que soluções eficazes sejam encontradas para essas questões”, afirma. 

O professor Rodolfo Rodrigues conta sobre o que motivou a criação do projeto: “Diante dos elementos ideológicos dos movimentos totalitários no contexto político, entendi que devia desenvolver um projeto de pesquisa para que, diante das discussões desenvolvidas, os estudantes pudessem identificar as características e estratégias de manipulação ideológica das ideologias totalitárias para reconhecer esses instrumentos em seu próprio entorno político social.” 

O projeto ainda está em andamento e, além das leituras sobre "Eichmann em Jerusalém”, ele também conta com as obras “1984” e “A Revolução dos Bichos”, de George Orwell, e “Modernidade Líquida”, de Zygmunt Bauman. O grupo apresentou o projeto no VIII Congresso Nacional de Educação (Conedu) e teve o trabalho publicado nos anais do evento, na forma de resumo expandido. 

Mulheres Jovens Cientistas 

A série de matérias especiais segue até o dia 23 de março de 2023. Nessa data, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi/IFRN), juntamente com a Assessoria de Comunicação Social e Eventos (Asce/IFRN), vai realizar um evento. O objetivo é realizar uma mesa-redonda sobre pesquisa realizada por mulheres e divulgar os trabalhos desenvolvidos por elas.

Palavras-chave:
pesquisa

Notícias relacionadas