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Mulheres Jovens Cientistas

Projeto do IFRN estimula formação matemática de estudantes

26/01/2023 - Composto por mulheres, grupo de pesquisa investiga episódios da história da Matemática e seu uso pedagógico na formação de estudantes

Projeto do IFRN estimula formação matemática de estudantes

Projeto proporciona inserção de mulheres na pesquisa.

Os cálculos matemáticos, embora surpreenda muitas pessoas, estão presentes, principalmente, na História. A Matemática marca um importante passo do desenvolvimento humano e, assim como o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), abre possibilidades para amantes de cálculos, números e teorias. 

Composto pelas estudantes Andreza Gabriely de Freitas Pereira, Rayssa Beatriz Ribeiro Cavalcante e Lurdes Beatriz Oliveira Silva, que são do Campus Natal-Zona Norte, o projeto intitulado “AL-KHWARIZMI E OMAR KHAYYAM: investigando similaridades e diferenças entre álgebra e geometria" busca incentivar um maior interesse de alunas do ensino médio para o campo da iniciação científica, em particular da Matemática. 

A atividade integra um grupo maior de ações, que auxiliam o processo de ensino e aprendizagem de matemática no ensino médio, desenvolvendo projetos de iniciação científica sobre fatos da história da Matemática. O projeto, orientado pelo professor Severino Gomes, atua com foco em duas obras matemáticas da época do império islâmico medieval: o livro sobre o cálculo de álgebra e al-muqabala de al-Khwarizmi e o Tratado sobre as Demonstrações dos Problemas de Álgebra e al-Muqabala de Omar Khayyam. 

No desenvolvimento das atividades do projeto, as jovens pesquisadoras realizaram um estudo investigativo preliminar entre os dois tratados algébricos, buscando similaridades e diferenças entre eles. O objetivo principal foi estabelecer comparações entre os tratamentos algébricos e geométricos na resolução de equações polinomiais de segundo grau nas duas obras históricas. Ao fim da pesquisa realizada, as estudantes apresentaram os resultados parciais na Semana de Ciência e Tecnologia do Campus, e a conclusão continua em andamento. 

Severino Gomes, orientador do projeto, destacou o desenvolvimento pessoal e acadêmico das estudantes, e salientou a importância da atividade no processo: “Observou-se a importância na formação intelectual e pessoal das pesquisadoras em relação à aprendizagem Matemática, à autonomia nos estudos, à sociabilidade, à responsabilidade e ao desenvolvimento de atitudes, habilidades e valores necessários à educação científica”, disse.

Mulheres cientistas

Andreza Pereira, agora egressa do IFRN e do projeto, afirmou que fazer parte foi desafiador, mas enxergou a importância da realização da Pesquisa e persistiu: "Participar do projeto foi um desafio, pois eu não me identificava com essa parte da Matemática. Ao longo do projeto, vi a importância de toda a Pesquisa que meu grupo estava fazendo, e como seria bem mais fácil usar esses métodos que pesquisamos dentro da sala de aula para o entendimento dos alunos que tinham dificuldade na disciplina, assim como eu”, contou.  

"Particularmente, sempre me inspirei em cientistas mulheres. Sempre achei suas histórias fantásticas e imaginei que algum dia eu poderia estar lá. Fazer parte desse projeto me mostrou que não era impossível", disse Lurdes Beatriz. "Mulheres tendem a não serem encorajadas a seguirem algumas áreas acadêmicas, e essas áreas acabam sendo predominadas por homens, e quanto mais mulheres ocuparem esses espaços, mais mulheres poderão ver que são capazes de estarem lá", completou.

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