Projeto do Campus Caicó conquista o 3º lugar em evento nacional

O Projeto Samanaú representou o IFRN na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia da Universidade de São Paulo

Publicada em 18/03/2013 Atualizada há 1 ano

Solenidade de entrega das premiações, na USP.

Os alunos Felipe de Oliveira Lúcio Tavares e Anderson Manoel de Azevedo Pereira, do curso de Informática do Câmpus Caicó conquistaram o 3º lugar na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), realizada na semana passada na Universidade de São Paulo (USP).  Eles são os autores do Projeto Samanaú e foram orientados pelos  professores Moisés Souto e Max Silveira.

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) faz parte de um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, que todo ano realiza na USP uma grande mostra de projetos com estudantes do Ensino Fundamental, Médio e Técnico. Escolas públicas e particulares de todo o Brasil podem participar.

O Projeto Samanaú, concorreu com 60 outros na área de engenharia.    Ele foi concebido no Centro de Competências em Software Livre do IFRN (CCSL - IFRN) e  consiste numa metodologia para coletar dados meteorológicos de forma flexível, sustentável, com alta resolução e baixo custo, permitindo sua utilização em larga escala. O CCSL-IFRN é um grupo de pesquisa que visa à convergência entre pesquisa, extensão, desenvolvimento colaborativo de software, consultoria e treinamentos com excelência em software livre.

Com a premiação, o Projeto foi automaticamente selecionado para participar da  International Susteinable World Project Olympiad (I-Sweep), que será realizada no próximo ano nos EUA.  A  I-Sweep é uma feira internacional que divulga ao mundo projetos desenvolvidos por alunos do ensino médio, que apresentam possíveis soluções para um futuro mais sustentável no nosso planeta, nas áreas de engenharia, energias e meio ambiente.

“Estamos muito orgulhosos de mais essa conquista de nosso Instituto. O Câmpus Caicó está de parabéns pelo trabalho desenvolvido por seus professores e eu gostaria de saudar especialmente os meninos pelo excelente trabalho que realizaram.  Com certeza, a participação na feira internacional, no ano que vem,  irá abrir um novo mundo de possibilidades para eles e estamos torcendo para isso”, comemorou o reitor do IFRN, Belchior de Oliveira Rocha.