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MULHERES JOVENS CIENTISTAS

Projeto democratiza o acesso ao ensino científico para rede pública

Alunas do Campus Santa Cruz são protagonistas na produção de conhecimento

Publicada em 07/02/2023 Atualizada há 1 ano

Alunas relatam a perspectiva do projeto

A democratização da educação é um dos pilares do ensino público. Chegar em todos os espaços, atingindo o maior número de pessoas, segue sendo um dos principais objetivos do ensino do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). 

Nos últimos anos, a educação pública brasileira sofreu com os cortes de orçamento e a iminência de se ter seu pleno funcionamento. Em contra partida a todo esse cenário, o Campus Santa Cruz do IFRN criou o projeto: “Produção de vídeos de experimentos de eletromagnetismo com fins didáticos”, com o objetivo de democratizar o ensino científico através da produção de vídeos, com experimentos de eletromagnetismo, tendo enfoque didático para o ensino de Física destinado ao ensino médio. 

A ação é fruto do trabalho majoritariamente feminino, tendo como desenvolvedoras as estudantes: Amanda Samara, Andreia Rafaela, Lígia Maria, Lizandra Magna e Eloiza Araújo; tendo como coordenadores os professores Roney de Melo e Jardel Bonfim, todos do Campus Santa Cruz.

"Todo o material produzido é disponibilizado em mídias digitais através da internet, para o acesso de jovens de todo país. Em todo território nacional milhares de escolas do ensino público não possuem laboratórios voltados para os experimentos de Física ou em muitos casos não têm os materiais adequados para a realização das aulas experimentais”, declarou a estudante Lizandra Magna, que faz parte do projeto.

A aluna Eloiza Araújo comentou sobre a importância das mulheres ocuparem o espaço de produção científica: “Por muito tempo as mulheres foram julgadas como incapazes e que não seriam competentes naquilo que faziam, embora hoje ainda existe esse preconceito por parte da sociedade, é possível ver que as mulheres, cada dia mais, vem ocupando seu espaço na ciência, de tal modo que se mostra muito importante essa partição, pois estimula mais meninas a participarem e se tornarem cientista, mostra também que somos capazes de fazer tudo que queremos, basta estarmos dispostas a lutar para alcançar nosso reconhecimento”, destacou a estudante. 

Futuro do Projeto

Com a finalização da ação, as alunas deixaram como produto os experimentos disponíveis para a utilização no laboratório de eletromagnetismo do Campus, além dos vídeos publicados no Youtube, e um ebook que está para ser finalizado, e, em seguida, disponibilizado para os interessados. O material contém explicações mais detalhadas sobre os experimentos e os links que direcionam para os vídeos produzidos. 

Quanto ao futuro da iniciativa e os planos para as novas experiências, de acordo com a estudante Lizandra Magna, está em aberto a possibilidade de um novo projeto com o mesmo objetivo, só que com o acréscimo de experimentos de outras áreas como mecânica, fluidos, termodinâmica, ondas e óptica. “Com isso, além do material produzido, também conseguimos divulgar o que é possível produzir nos laboratórios de Física do IFRN”, finalizou.