Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Febrace

Projeto de verificação de qualidade do ar é selecionado para Feira Brasileira de Ciências e Engenharia

Iniciativa é do Centro de Competências em Software Livre (CCSL) do campus Natal-Central

Publicada em 13/03/2020 Atualizada há 12 meses

O projeto pode ser implementado em diversos locais. Foto: Davi Severiano.

O projeto “AirQ”, desenvolvido pelo Centro de Competências em Software Livre – CCSL, localizado no prédio do NIT, do Campus Natal-Central do IFRN, foi selecionado para a maior feira de Ciência e Engenharia do Brasil, a FEBRACE - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia.

A iniciativa é da equipe composta pelo professor orientador Moisés Cirilo de Brito Souto, pela co-orientadora Carolyna Cibelly Fernandes, graduanda do curso Rede Computadores, e pelos estudantes Klicyelle do Nascimento, Leonardo Pereira Barros e Keyvisson Macena Bulhões da Silveira.

Diante dos níveis de poluição e dos impactos negativos causados pelas atividades humanas, o projeto visa realizar a verificação da qualidade do ar, por meio da detecção dos principais poluentes atmosféricos, de modo acessível e funcional. O projeto pode ser implementado em diversos locais, a exemplo de indústrias e laboratórios.

Durante a fase de elaboração do dispositivo, foram realizadas coletas de variáveis atmosféricas dos diferentes ambientes do Campus Natal-Central. Na ocasião, foi percebida a influência positiva do bosque e a interferência negativa da atividade antrópica na qualidade do ar da Instituição.

Palavras-chave:
pesquisa

Notícias relacionadas