Você está aqui: Página Inicial / Campi / Reitoria / Notícias / Projeto de software do IFRN recebe estímulo profissional
Campus Ceará-Mirim

Projeto de software do IFRN recebe estímulo profissional

24/11/2020 - Iniciativa pretende modificar o software livre Free Python Games visando benefícios sociais

Projeto de software do IFRN recebe estímulo profissional

"Resultados extraídos do projeto voltarão para sociedade"

Um projeto de software desenvolvido pelo Campus Ceará-Mirim do IFRN foi contemplado com um valor de R$ 2 mil. O projeto propõe a modificação de um software livre denominado Free Python Games. Softwares livres são aqueles abertos para outras pessoas possam acessar o código fonte, fazer melhorias, podendo redistribuí-las por conta própria, gerando benefício a sociedade e, nesse caso, a estudantes do Instituto. 

O projeto é orientado pelo professor Adorilson Bezerra, e, no momento, participa dele o estudante Breno Nascimento de Almeida, do curso técnico em Programação de Jogos Digitais. O objetivo geral do projeto é contribuir com a coleção de jogos Free Python Games, reescrevendo jogos já existentes utilizando o paradigma 'programação orientada a objetos', além de adicionar novos jogos ao Free Python Games, seja como 'paradigma estruturado' ou com o 'paradigma orientado a objetos'. 

Segundo o professor orientador Adorilson Bezerra, a iniciativa do projeto no Campus Ceará-Mirim visa utilizar o Free Python Games para contribuição social: “A finalidade de usar o software livre nessas e demais disciplinas é formação da prática profissional de estudantes, possibilitando o uso de mais um objeto de aprendizagem para as disciplinas introdutórias de programação; os resultados extraídos do projeto voltarão para sociedade”, disse. 

Reconhecimento 

De Fábio Akita, empresário e desenvolvedor de softwares na Codeminer 42, com escritório em Natal e outras 11 cidades do Brasil, partiu o valor de R$ 2 mil. O programador, que também é youtuber, decidiu monetizar seus vídeos e disponibilizar 100% dos recursos arrecadados pelo seu canal “Fábio Akita” para iniciativas na área da educação pública e desenvolvimento de software livre. O valor será repassado ao projeto do Campus Ceará-Mirim via Funcern, e será destinado ao pagamento de uma bolsa ao estudante Breno Nascimento.

Sobre o Free Python Games

Free Python Games é uma coleção licenciada pelo Apache2 de jogos Python gratuitos destinados à educação e diversão. Os jogos são escritos em código Python simples e projetados para experimentação e mudanças. Versões simplificadas de vários jogos clássicos de arcade estão inclusos. Além disso, é uma das cinco linguagens de programação mais populares do mundo e está disponível gratuitamente em Python.org

Acesse

Projeto Free Python Games

Página da Codeminer 42

Vídeo da iniciativa no Canal Fábio Akita

Ações do documento

Página em carregamento