Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Campus Ceará-Mirim

Projeto de software do IFRN recebe estímulo profissional

Iniciativa pretende modificar o software livre Free Python Games visando benefícios sociais

Publicada em 24/11/2020 Atualizada há 1 ano

"Resultados extraídos do projeto voltarão para sociedade"

Um projeto de software desenvolvido pelo Campus Ceará-Mirim do IFRN foi contemplado com um valor de R$ 2 mil. O projeto propõe a modificação de um software livre denominado Free Python Games. Softwares livres são aqueles abertos para outras pessoas possam acessar o código fonte, fazer melhorias, podendo redistribuí-las por conta própria, gerando benefício a sociedade e, nesse caso, a estudantes do Instituto. 

O projeto é orientado pelo professor Adorilson Bezerra, e, no momento, participa dele o estudante Breno Nascimento de Almeida, do curso técnico em Programação de Jogos Digitais. O objetivo geral do projeto é contribuir com a coleção de jogos Free Python Games, reescrevendo jogos já existentes utilizando o paradigma 'programação orientada a objetos', além de adicionar novos jogos ao Free Python Games, seja como 'paradigma estruturado' ou com o 'paradigma orientado a objetos'. 

Segundo o professor orientador Adorilson Bezerra, a iniciativa do projeto no Campus Ceará-Mirim visa utilizar o Free Python Games para contribuição social: “A finalidade de usar o software livre nessas e demais disciplinas é formação da prática profissional de estudantes, possibilitando o uso de mais um objeto de aprendizagem para as disciplinas introdutórias de programação; os resultados extraídos do projeto voltarão para sociedade”, disse. 

Reconhecimento 

De Fábio Akita, empresário e desenvolvedor de softwares na Codeminer 42, com escritório em Natal e outras 11 cidades do Brasil, partiu o valor de R$ 2 mil. O programador, que também é youtuber, decidiu monetizar seus vídeos e disponibilizar 100% dos recursos arrecadados pelo seu canal “Fábio Akita” para iniciativas na área da educação pública e desenvolvimento de software livre. O valor será repassado ao projeto do Campus Ceará-Mirim via Funcern, e será destinado ao pagamento de uma bolsa ao estudante Breno Nascimento.

Sobre o Free Python Games

Free Python Games é uma coleção licenciada pelo Apache2 de jogos Python gratuitos destinados à educação e diversão. Os jogos são escritos em código Python simples e projetados para experimentação e mudanças. Versões simplificadas de vários jogos clássicos de arcade estão inclusos. Além disso, é uma das cinco linguagens de programação mais populares do mundo e está disponível gratuitamente em Python.org

Acesse

Projeto Free Python Games

Página da Codeminer 42

Vídeo da iniciativa no Canal Fábio Akita

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa

Notícias relacionadas