Campus Caicó

Projeto de extensão do IFRN amplia ações durante a pandemia

Coordenador do projeto relata a importância do Projeto para comunidade escolar.

Publicada em 03/11/2021 Atualizada há 1 ano

O trabalho consiste em informar, interagir e criar eventos

O Campus Caicó do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), através de um  Edital interno de seleção de projetos na área de comunicação promovido pelo setor de Extensão, tem desenvolvido projetos com o objetivo de promover a cultura digital, com vistas a contribuir para o desenvolvimento educacional, social, cultural e tecnológico dos alunos e da comunidade. Um dos projetos que trata sobre esse tema é o "Coletivo de produção cultural: Comunicação e mídias na educação".

O projeto, que concluiu suas atividades em outubro de 2021, "colaborou significativamente na promoção de eventos organizados pelo Campus, contribuindo com a divulgação cultural da comunidade escolar e para toda a região Seridó, fomentando, assim, a comunicação digital por meio de cursos de formação e incentivo ao uso das mídias digitais na escola", disse João Gomes da Rocha, professor de Artes e Música e coordenador da iniciativa.

Durante a execução do projeto - iniciado em dezembro de 2020 com a participação direta de 21 colaboradores, entre estudantes e docentes - foram oferecidos cursos na área de organização de eventos, marketing e mídias digitais para toda comunidade acadêmica como também para a comunidade externa. "Desde o início da pandemia, o coletivo de produção cultural trabalhou em todos os momentos, mesmo em  formato remoto. Creio que tenha sido um dos poucos projetos a continuar suas atividades mesmo com a suspensão das aulas. O nosso trabalho consiste em informar, interagir e criar eventos que divulguem o campus e suas atividades ", explicou João.

Comunicação eficaz

O professor acredita que por este motivo, durante a pandemia, as atividades desenvolvidas no projeto, desde a rádio escolar, revista, campanhas e promoções de atividades ligadas à arte e cultura, além das lives no YouTube, foram de extrema importância para manter os laços com a comunidade acadêmica. “Por outro lado, ao rompermos com os muros da escola por meio do digital, pudemos aumentar o nosso alcance, sendo agora um meio de comunicação eficaz para as atividades não só do Campus, mas da comunidade externa que sempre nos procura para apoio nas divulgações. No projeto 'Mídias e comunicação' já estávamos mais preparados para lidar com o digital e meios de comunicação diversos”, disse.

Alguns dos resultados do projeto são as postagens no Instagram @radioescolarifrn e no site (radioescolarifrn.com), que têm sido ampliados para atividades e canais de comunicação como podcast, vídeos de notícias, vlogs, vídeos musicais, entre outros. Tendo como o grande desafio manter o envolvimento de tais estudantes o tempo todo, tendo em vista o distanciamento social, “Os pontos positivos são vários, mas o que se destacou foi a nossa capacidade de nos reinventarmos durante esse período", finaliza o professor João Gomes.

extensao