Natal-cidade Alta

Pesquisa busca conhecer necessidades de cinco bairros de Natal

Iniciativa é desenvolvida pelo projeto “Laboratório de Planejamento 1.0” do Campus Natal - Cidade Alta

Publicada em 17/11/2021 Atualizada há 1 ano

A pesquisa estará disponível até o dia 3 de dezembro

O projeto de Extensão "Laboratório de Planejamento 1.0", ligado ao Núcleo de Extensão e Prática Profissional (Nepp) do Campus Natal - Cidade Alta (CAL), está aplicando uma pesquisa de opinião, a fim de detectar os comportamentos das populações dos bairros Ribeira, Cidade Alta, Passo da Pátria, Rocas e Mãe Luíza, localizados na região central de Natal. A pesquisa tem o objetivo de conhecer as demandas e as necessidades dessas comunidades, de forma a melhor orientar e conduzir atividades extensionistas propostas pela unidade de ensino.

Com a pesquisa, espera-se receber o retorno de, ao menos, mil residentes dos bairros até o dia 3 de dezembro deste ano. Os resultados da pesquisa serão utilizados para oferecer às comunidades o que elas desejam ou precisam, em termos de serviços, formação e assistência.

Conhecendo os bairros

O coordenador do projeto e produtor cultural, Giovanny Gerolla, declara que, com o questionário, "queremos que as comunidades das Rocas, de Mãe Luíza, da Ribeira, de Passo da Pátria e da Cidade Alta identifiquem aquilo que precisam ou gostariam de ter: atividades de esportes? Lazer, cultura, visitações, festas? Cursos de formação, apoio à colocação no mercado de trabalho? Empreendedorismo? Entre tantas outras atividades assistenciais que podem ser oferecidas, inclusive, a doação de alimentos”, declarou.

A pesquisa de acesso às comunidades também estudará o perfil social e comportamental dos moradores dos cinco bairros, principalmente o comportamento digital, tendo a finalidade de comunicar, de forma eficaz, as atividades de Extensão do Campus promovidas para o benefício direto das comunidades próximas ao CAL.

Núcleos de Extensão e Prática Profissional

Para o desenvolvimento de suas atividades, a Pró-Reitoria de Extensão do IFRN (Proex) está pautada em duas áreas estruturantes: relações com o Mundo do Trabalho e interação com a sociedade. É nesta última que estão incluídos os Núcleos de Extensão e Prática Profissional (Nepp). Como explica a pró-reitora de Extensão, professora Denise Cristina Momo, os Nepps “são a ligação entre o Ensino, isto é, o que o estudante aprende dentro da sala de aula, e a prática profissional”.

Momo segue explicando que, por meio dos Núcleos, são desenvolvidas atividades, como consultorias gratuitas junto às comunidades. As ações realizadas objetivam que os estudantes “aprendam praticando; é o ‘aprender fazendo’”, concluiu a professora.

Pesquisa de acesso às comunidades -  Laboratório de Planejamento 1.0

extensao