Pesquisa e Inovação

Projeto de estruturação de laboratório no CT Mineral é aprovado em edital nacional

Unidade será contemplada com mais de dois milhões de reais para a compra de equipamentos

Publicada em 28/07/2022 Atualizada há 1 ano

Chamada pública objetiva reforçar a infraestrutura de pesquisa dos laboratórios em todo o país.

O Centro de Tecnologia Mineral (CT Mineral) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) conseguiu aprovação do projeto de laboratório submetido em edital da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). O projeto aprovado tem duração de 24 meses e será contemplado com R$ 2.061.885,54 para a compra de equipamentos de grande porte.

O objetivo da ação é ampliar e consolidar a infraestrutura do laboratório de análises minerais do CT Mineral, visando o desenvolvimento dos setores e da cadeia produtiva estratégica para a economia do RN: a mineração sustentável, tema inerente ao Centro de Referência de Tecnologia Mineral do IFRN (CRTM). O projeto está definido dentro das prioridades do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, no que se refere a projetos de Pesquisa, de Desenvolvimento de Tecnologias e Inovações, para o período 2021 a 2023, conforme Portaria MCTI nº 5.109, de 16 de agosto de 2021, vinculado à área de tratamento e reciclagem de resíduos sólidos (Art. 6-Item IV).

"A aquisição de novos equipamentos para o CT mineral contribuirá para o aumento do número de projetos de pesquisa e inovação envolvendo servidores e alunos da instituição nas áreas de geologia, mineração, química e afins, incluindo os projetos vinculados ao CT mineral dos pesquisadores do mestrado profissional em uso sustentável de recursos naturais", salientou Avelino Neto, pró-reitor de Pesquisa e Inovação.

Projeto aprovado

O projeto trata da ampliação e consolidação do laboratório de análises minerais do CT Mineral para desenvolver um projeto de aproveitamento de subprodutos em mineradoras provenientes dos seus rejeitos, mais especificamente os minerais estratégicos, baseando-se no princípio da economia circular. Além de minimizar os impactos ambientais decorrentes dos processos de lavra e beneficiamento de minerais metálicos e não-metálicos, uma das outras finalidades da pesquisa também é fortalecer o Arranjo Produtivo Local (APL) de Base Mineral.

"Com a ampliação laboratorial do CT Mineral, será possível desenvolver novos projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação voltados ao beneficiamento de minerais estratégicos de rejeitos das minas da região, que podem contribuir a minimização do impacto ambiental causado por essas minas, contribuindo também com o desenvolvimento de novas tecnologias de prospecção mineral para as empresas do setor", afirmou João Teixeira, coordenador da proposta e diretor de Inovação Tecnológica.

Chamada Pública – Infraestrutura de Pesquisa em Áreas Prioritárias – PROINFRA 2021

O objetivo da chamada consiste em selecionar propostas para concessão de apoio financeiro à aquisição de equipamentos, bem como às pequenas adaptações de instalação estritamente ligadas a estes equipamentos, em áreas prioritárias abrangidas pela Portaria MCTI nº 5.109, de 16 de agosto de 2021.