Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Arte e inovação

Projeto "Conexões: a Cultura Popular do IFRN” divulga primeira produção

O primeiro vídeo, denominado “Um dia no Sertão", convida o público a respirar um pouco da atmosfera do que chamamos de Sertão

Publicada em 28/04/2021 Atualizada há 1 ano

Confira o primeiro vídeo do projeto divulgado no Instagram

Diante do momento atual de distanciamento social, as redes sociais tornaram-se um espaço de intensa veiculação das produções de estudantes e professores. Com a prática de produções culturais à distância, os professores de Arte do IFRN conquistaram diversos conhecimentos e habilidades no que tange às produções artísticas em ambiente tecnológico, tais como edição de vídeo, mixagem de áudios, configurações de iluminação, produção de ambientes e cenários, e produção de videoclipes para veiculação em redes sociais. Neste contexto, surge o projeto "Conexões: a Cultura Popular do IFRN”.

A iniciativa multicampi tem o objetivo de realizar construções artísticas, com a articulação de ações dos docentes e discentes, alargando as linguagens do campo artístico: Música, Artes Cênicas, Teatro, Dança e Artes Visuais. A proposta visa valorizar e reverberar produções do IFRN para sociedade, utilizando as redes sociais do Instituto.

O “Conexões: a Cultura Popular do IFRN” foi desenvolvido por Valdier Ribeiro, professor do Campus Natal-Central. Segundo ele, para "enquadrar produções artísticas nesse modelo tecnológico tão necessário frente ao atual cenário de distanciamento social. No momento da pandemia, a partir do distanciamento social, muitos professores começaram a interação tecnológica como algumas produções artísticas, diante disso escrevi o projeto e fiz os convites para alguns professores de Arte de diversos campi".

Desde março de 2021, professores e estudantes do Instituto iniciaram diálogos para desenvolvimento das produções artísticas propostas pelo projeto, seguindo as metas de divulgação, a exemplo do primeiro vídeo, denominado “Um dia no Sertão”.

Um dia no sertão

A primeira produção artística do projeto busca unir musicalidade, teatro, fotografias, mamulengos e poesia. Utilizando a diversidade artística, o vídeo convida seus espectadores à imersão no dia a dia do sertão nordestino. 

Este vídeo conta com a música do compositor Heitor Villa Lobos, interpretada por Ana Judite, professora de Música do Campus Natal Central, tem arranjos sob a ótica da escala nordestina produzidos pelos professores Valdier Ribeiro e Alanderson Maxson, do Campus Macau e interpretações musicais de diversos professores e estudantes, a exemplo de Maria Clara, também do Campus Macau, que tocou o triângulo, e Priscila Souza (Campus São Paulo do Potengi), que tocou violoncelo. Na perspectiva de integração entre as linguagens artísticas, há as imagens produzidas pelos professores de Artes Visuais e estudantes do IFRN, sob a supervisão das professoras Suély Souza, (Campus Natal Central), Gerlúzia Azevedo (Campus Caicó) e Lucifrance Figueiredo (Campus Apodi). Também há a interpretação do estudante Alex Melquíades (Campus Apodi) para o texto: "Prefiro a simplicidade", extraído do poema de Bráulio Bessa, sob a supervisão do professor Abraão Lincoln (Campus João Câmara). A coordenação/arranjos/edição de áudio e imagens coube ao desenvolvedor do projeto, Valdier Ribeiro.

Confira

Conexões: a Cultura Popular do IFRN - Um dia no sertão

Palavras-chave:
ensino
extensao
servidores

Notícias relacionadas