ProITEC 2024: solicitação de isenção da taxa de inscrição vai até 16 de junho

É necessário preencher um formulário de Requerimento de Isenção, disponível na Área do Candidato

Publicada por Max Praxedes em 11/06/2024 Atualizada há 2 semanas

Estão abertas as inscrições para o Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania - o ProITEC 2024 - do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Regido pelo Edital nº 13/2024, o ProITEC é um curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) com 165 horas de duração.

Não há limite de vagas. O Programa é destinado a estudantes matriculados no 9º ano do ensino fundamental em escolas da rede pública e que tenham cursado todas as séries - ou anos anteriores do ensino fundamental - exclusivamente em instituições públicas.

Inscrições

As pessoas interessadas devem se inscrever, exclusivamente, de forma on-line, na Área do Candidato, na página da Fundação de Apoio ao IFRN (Funcern), responsável pela execução do processo seletivo, até o dia 27 de junho deste ano.

Para as pessoas candidatas que não possuem acesso à internet, é possível realizar a inscrição em qualquer um dos campi do IFRN, nos dias úteis e nos horários de funcionamento, conforme detalhado no Anexo I do Edital. É importante ressaltar que a pessoa candidata ou seu responsável legal, no caso de menores de 18 anos, são os únicos responsáveis pelas informações fornecidas no formulário de inscrição.

Isenção da taxa de inscrição

A isenção da taxa de inscrição é garantida as pessoas candidatas que atendam aos critérios estabelecidos pelo Decreto n.º 11.016, de 29 de março de 2022, publicado no Diário Oficial da União (DOU).

O período para solicitar isenção da taxa de inscrição, no valor de R$ 10, vai até o dia 16 de junho de 2024. É necessário preencher o formulário de Requerimento de Isenção, disponível na Área do Candidato, no qual o número do NIS do estudante no CadÚnico (com 11 dígitos) deve ser informado obrigatoriamente.

Os resultados das solicitações de isenção serão divulgados na Área do Candidato, juntamente com o resultado final, conforme as datas informadas no Edital. As pessoas candidatas que não forem contemplados com a isenção deverão efetuar o pagamento da taxa de inscrição até o dia 28 de junho, sob pena de eliminação do programa.

Condições especiais para realização das provas

O edital prevê condições especiais para realização das provas, garantindo que as pessoas candidatas tenham igualdade de oportunidades. As pessoas que necessitarem de atendimento especializado durante as provas devem indicar sua necessidade no formulário de inscrição e apresentar os documentos comprobatórios dentro dos prazos estabelecidos.

"O ProITEC 2024 é uma importante oportunidade para os estudantes que desejam ingressar nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio oferecidos pelo IFRN. Com a isenção da taxa de inscrição, o Instituto reafirma seu compromisso com a democratização do acesso ao ensino técnico de qualidade", declarou o reitor do IFRN, professor José Arnóbio.

Acesse:

ProITEC 2024