Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Reconhecimento

Programas de Pós-Graduação do IFRN recebem avaliação da Capes

Periódicos científicos do Instituto também foram avaliados e reconhecidos com melhores Qualis

Publicada em 14/09/2022 Atualizada há 1 ano

O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (PPGEP/IFRN) e o Polo 10 – IFRN do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) foram reconhecidos com o Conceito 5 na Avaliação Quadrienal, referente ao período 2017-2020, da Coordenação de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O sistema de avaliação da Capes utiliza, entre outros critérios, o impacto social dos programas a partir da formação do egresso e de sua inserção no mundo do trabalho, a internacionalização, da infraestrutura institucional, bem como do perfil do docente e sua produção.

A avaliação permite, dentre outras possibilidades, a recepção de um número maior de bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado. Sobre a avaliação, a coordenadora do PPGEP, a professora Ana Lúcia Sarmento Henrique destacou que, “para quem está no Programa desde o início, em 2011, esse conceito é o resultado de muito trabalho e do envolvimento de todos, de professores, discentes e gestores do PPGEP e do Instituto”.

Outros programas avaliados

Além do PPGEP, outros programas de pós-graduação do IFRN foram avaliados pela Coordenação de Pessoal de Nível Superior. Um deles é o Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ensino (Posensino), fruto da associação do IFRN em parceria com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), foi reconhecido com Conceito 4 na Avaliação Quadrienal.

O Programa de Pós-Graduação em Uso Sustentável de Recursos Naturais (PPgUSRN), da Diretoria Acadêmica de Recursos Naturais do Campus Natal - Central (DIAREN/IFRN), e o Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) foi avaliados com o Conceito 3.

Qualis Periódicos

A Coordenação de Pessoal de Nível Superior, utilizando o Qualis Periódicos - um conjunto de procedimentos utilizados na avaliação de periódicos científicos no Brasil - avaliou duas obras que compõem o Portal de Periódicos do IFRN. A Revista Holos foi qualificada com o Estrato A1 (melhor posição da avaliação) e a Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica (RBEPT), com Estrato A2.

O coordenador da Editora IFRN, Rodrigo Pessoa, destacou que as avaliações “são mérito dos editores, que têm aproveitado o apoio que temos dado, e de todos que colaboram para a produção dos periódicos. Este é o reconhecimento do esforço que temos tido na indução da qualidade das revistas da instituição com o suporte de mais pessoal, bolsistas, por exemplo, bem como a formação para os editores”.