Campus Santa Cruz

IFRN promove evento sobre Acessibilidade e Inclusão

Jornada de Diálogos sobre Acessibilidade e Inclusão aconteceu no Campus Santa Cruz

Publicada em 09/11/2018 Atualizada há 12 meses

A IV Jordai aconteceu no Campus Santa Cruz do IFRN

Com o objetivo de proporcionar formação a respeito do processo inclusivo e de conscientização, no que se refere às pessoas com deficiência no percurso educacional, o Campus Santa Cruz do IFRN realizou a 4ª edição da Jornada de Diálogos sobre Acessibilidade e Inclusão (Jordai). A programação foi aberta na última segunda-feira (5), e contou com a presença do reitor do IFRN, Wyllys Farkatt Tabosa, dos diretores do Campus, autoridades locais, servidores, alunos e participantes da comunidade externa. O evento, que seguiu até esta quinta, (8), trouxe o primeiro Encontro de Tecnologia Assistiva (Etai), que tinha entre seus objetivos promover a socialização do que o IFRN tem produzido para colaborar com o processo inclusivo das pessoas com deficiência.

Para Samira Fernandes, diretora-geral do Campus Santa Cruz, a quarta edição da Jordai deixou evidenciado que a jornada está consolidada como um grande evento de acessibilidade e inclusão: "além de trazer - para a região do Trairi - discussões de altíssimo nível nos diferentes temas que envolve, a grande participação de profissionais da educação e também de outras áreas mostra que estamos trilhando os caminhos na direção da inclusão com qualidade e determinação, na busca de uma inclusão verdadeira e efetiva", disse.

Foco

"Acho importante agradecer pela oportunidade de chegar tão perto de histórias de vida brilhantes, cheias de superação. Para nós, alunos do IFRN, o evento é como um toque de despertar, pois vivemos em uma bolha que nos induz, diariamente, a ter esperanças em um futuro melhor. Sendo assim, acabamos esquecendo das injustiças que assolam o lado de fora dos nossos muros. Então, a IV Jordai, através de diversas palestras, cumpriu com a missão de nos alertar que para viver nesse mundo de inclusão, precisamos lutar", disse Manoel Lourenço Maia Neto, aluno do curso de Mecânica do Campus.

Para Andreza Soares, coordenadora geral do evento, o foco da iniciativa é viabilizar o conhecimento e proporcionar oportunidades formativas: "principalmente para viabilizar a quebra de tabus, valorizando a diferença ao invés da deficiência, as possibilidades ao invés das limitações, o indivíduo ao invés das especificidades”, disse. Ao afirmar que ações como o Jordai reforçam autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social desses indivíduos, a coordenadora ainda ressaltou a relevância da edição 2018: "esse ano teve um diferencial: nós fizemos o primeiro encontro de tecnologia assistiva do IFRN, onde, com palestras, mesas redondas e apresentações de alguns trabalhos produzidos pelos campi do IFRN, por alunos e servidores, se discutiu as tecnologias incorporadas ao cotidiano do Instituto”, disse. na programação ainda houve espaço para apresentações artísticas com grupos locais, compostos por pessoas com deficiências em parceria com estudantes da Instituição.

servidores